ALEP – O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Fabio Oliveira (Podemos) realizou nesta terça-feira (22) a sessão solene em homenagem aos 50 anos do Grupo Educacional Opet com homenagem póstuma ao seu fundador, professor José Antônio Karam.
“No início da Opet, as aulas eram ministradas em uma sala de aula emprestada, no Centro de Curitiba. E se pautavam no aprender fazendo, em projetos e em simulações dos ambientes reais de trabalho. Uma forma de ensinar que, aliás, antecipava o que hoje conhecemos como metodologias ativas – e que fizeram muito sucesso. Já em 1973, a Opet era maker”, destacou a professora Adriana Karam, presidente do grupo e reitora do Centro Universitário UniOpet.
O Grupo Educacional Opet nasceu em 1973 em Curitiba, fundado pelo professor José Antônio Karam (1947-2021), como uma pequena escola de cursos profissionalizantes denominada Organização Paranaense de Ensino Técnico (Opet) e, após 50 anos é responsável por uma estrutura organizacional que inclui Pós-Graduação, Graduação, Editora, Sistema de Ensino e Instituto de Educação e Cidadania.
Em 50 anos, a Opet já formou mais de 240 mil alunos desde a educação básica até a pós-graduação. Está presente em 11 estados, em 99 redes municipais e em dezenas de escolas privadas. A editora, em 2023 já atendeu 467 mil alunos e o Centro Universitário UniOpet oferece mais de 40 cursos na graduação, pós-graduação nas modalidades presencial, EAD e híbrido.
“Não há como pensar na história educacional do Paraná, sem considerar os diversos grupos educacionais aqui do estado e um deles é o Opet. A história do Grupo Opet e da educação paranaense correm de maneira paralela, sendo referência nacional. Além do reconhecimento aos 50 anos da instituição, nós queremos homenagear seu fundador, José Karam, e seu legado para todos nós. Desejamos que este grupo continue, por pelo menos mais meio séculos, nos transmitindo conhecimento e a educação exitosa que todos reconhecemos”, destacou o deputado Fabio Oliveira.
A professora Adriana Karam discursou em agradecimento à homenagem. “O Grupo Opet surgiu com DNA de inovação, voltado às necessidades do mercado de trabalho, com curso de datilografia somado às práticas de escritório, necessárias na década de 1970. E cresceu década após década junto com Curitiba, que passava pela revolução urbana de Jaime Lerner, com a criação da Cidade Industrial e tantas outras mudanças. Nos sentimos tomados de um enorme sentimento de gratidão por esta homenagem, em reconhecimento à contribuição do Grupo Opet, em especial o esforço do professor Karam, meu pai, nosso fundador.”
Homenagem póstuma
A sessão solene contou com a presença de familiares, amigos e colaboradores da instituição de ensino e na ocasião foi entregue à esposa do fundador, Regina Karam, o diploma de Menção Honrosa Póstuma pela “dedicação visionária na construção do conhecimento dos paranaenses”. Também estiveram presentes os filhos Daniele Karam e Luciano Karam, que são diretores de operações, comercial e marketing do Grupo. Foram entregues diplomas de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa para o Grupo Educacional Opet em seus 50 anos de fundação “transformando vidas e desenvolvendo a sociedade paranaense”.
Prestigiaram a sessão solene o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, Ricardo Rocha de Oliveira, o professor Jacir Venturi, conselheiro no Conselho Estadual de Educação do Paraná, o ex-deputado Renato Adur e os vereadores de Curitiba Sabino Pícolo (União Brasil) e Leônidas Dias (Solidariedade).
Grupo Educacional Opet
O Grupo Educacional Opet nasceu em 1973 na cidade de Curitiba, resultado dos esforços do professor José Antônio Karam (1947-2021). Surgiu como uma pequena escola de cursos profissionalizantes, a “Organização Paranaense de Ensino Técnico” (Opet), com foco em um mercado de trabalho voltado para atender à crescente demanda de várias empresas que estavam se instalando na capital paranaense. Nos anos de 1980 e 1990, a escola passou a oferecer ensino regular, ensino superior e pós-graduação. Montou a Editora Opet, que se especializou em sistemas de ensino e se consolidou no ensino superior com o Centro Universitário UniOpet, que oferece formação em áreas que vão do Direito à Biomedicina.
Editora Opet
A Editora Opet foi fundada em 1993 com a missão de produzir os materiais didáticos, na época, apostilas para os cursos e para o ensino regular ofertados pela Opet. Em seguida passou a distribuir para outras instituições de ensino privadas e redes públicas de ensino. Livros didáticos, paradidáticos e ferramentas educacionais digitais são os recursos fornecidos pela editora para dar suporte ao trabalho docente e aprendizagem dos estudantes.