A AGL Incorporadora anunciou, nesta semana, a aquisição da HIEX Empreendimentos, braço imobiliário do Grupo RAC. A transação faz parte da fase de expansão das duas empresas e acelera os planos comerciais de crescimento da AGL, no ano em que a incorporadora completa 15 anos.
“A aquisição é o presente de aniversário da AGL, que reflete o resultado de uma trajetória de construção constante que fizemos ao longo anos e o somatório de um o trabalho de ´formiguinha´. Foi um crescimento que se deu de forma orgânica e consistente, a partir de uma linha de gestão que valoriza a sustentabilidade genuína dos projetos e prioriza a transparência e a excelência na qualidade dos produtos. Nesses 15 anos, a gente procurou fazer tudo corretamente, todos os dias e em cada detalhe. Como resultado, conquistamos a confiança dos clientes, fornecedores e membros da equipe, o que considero nosso maior ativo”, avalia Luiz Antoniutti, sócio-fundador e diretor-executivo da AGL.
Criada em 2010, a partir da parceria entre dois irmãos engenheiros, Luiz e Giancarlo Antoniutti, a AGL Incorporadora já entregou seis empreendimentos em Curitiba: Tetris Business Center e os residenciais San Siro, Red Hill, New Town, Tokaii e New Urban, projetos que incorporam soluções de eficiência e sustentabilidade, como fachada inteligente, sistemas fotovoltaicos e de reaproveitamento de águas cinzas, algo até então inédito em Curitiba. O edifício inaugurado mais recentemente pela incorporadora, New Urban, é o primeiro com certificação GBC (Green Building Council) Condomínio em sua categoria no Paraná, em nível Gold.
Além dos empreendimentos já inaugurados, a incorporadora tem, em construção, os edifícios Moní – residencial de apartamentos compactos, sucesso de vendas e voltado às locações flexíveis – e Kóra, parceria com a incorporadora ALTMA. Com a aquisição da HIEX Empreendimentos, a AGL assume participações em outros dois empreendimentos em construção, : B41 – primeiro “student housing” do estado – e Mytá, com obras em andamento no Bigorrilho, um dos bairros nobres da capital paranaense. Aos empreendimentos em construção, irão se somar outros dois que estão em fase de concepção, aumentando também o portfólio futuro da incorporadora.
De acordo com Antoniutti, a equipe da HIEX – que será mantida – “é um ativo importante, do qual a AGL não vai abrir mão, pois agrega valor inestimável à empresa, com os talentos que se somam aos nossos. Com a manutenção da equipe, teremos capacidade de enfrentar todos esses projetos com mais desenvoltura e eficiência. Precisamos das pessoas, porque, a partir de agora, nossos projetos praticamente se multiplicam por dois”, considera.
AGL + HIEX: união entre vanguardistas
De acordo com o diretor-presidente do Grupo RAC, Ricardo Cansian, a escolha da AGL para assumir a HIEX teve como principal critério a sinergia entre as duas empresas. “Antes mesmo de cogitamos a possibilidade de venda da HIEX, já existia uma parceria com a AGL, que teve início porque identificamos sinergia entre as empresas, que têm valores e propósitos muito alinhados. Quando foi decidido, pelo conselho, fazer a venda da HIEX, o caminho natural foi fazer a negociação com uma empresa na qual temos confiança e que acreditamos que dará uma continuidade de sucesso para o negócio que iniciamos”, afirma.
Fundada há cinco anos, a HIEX Empreendimentos tem, no portfólio, projetos inovadores como o Árten, primeiro edifício carbono zero do Brasil e Troféu Incorporador do Ano 2021 da Ademi-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná). “A HIEX foi criada para desenvolver empreendimentos com foco em desempenho e sustentabilidade. Além das premiações, conquistamos selo Procel nível A com um dos empreendimentos já entregues e temos um projeto em processo de certificação GBC Condomínio nível platinum, o que tem a maior pontuação. Além de termos compensado 100% das emissões de carbono do Árten, também compensamos todas as emissões da operação da empresa e, por isso, fomos reconhecidos com o selo clima Paraná nível A”, complementa.
Para o diretor-executivo da AGL, Luiz Antoniutti, a compatibilidade das trajetórias das duas empresas e a credibilidade da marca HIEX, diretamente associada à história de seu diretor presidente, fortalecem as operações da AGL, contribuindo para o posicionamento da incorporadora no mercado regional. “O Cansian é um empresário vanguardista, com excelente reputação, que trouxe novas soluções construtivas para o estado e está à frente de empreendimentos que ganharam destaque nacional pelo uso inteligente da tecnologia. A AGL tem como marca a inovação e sustentabilidade associadas à criação de espaços que promovem mais qualidade de vida para as pessoas e mais valor para quem investe. A expectativa é de que a conexão entre as duas marcas tenha um resultado primoroso”, avalia.
Após a conclusão da transação, a parceria entre AGL e Grupo RAC continua. As empresas estão juntas no projeto do Verse360, primeiro complexo privado do Vale do Pinhão, distrito de inovação idealizado pela Prefeitura de Curitiba para o Rebouças, antigo bairro industrial da capital paranaense.