Assessoria – Foi aprovado nesta terça feira, 15 de abril, em plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei nº 451/2023, de autoria do deputado Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina que cria o programa “Novembrinho Azul” de prevenção e cuidados com a saúde de meninos adolescentes. Para saúde das meninas, já existe o “Outubrinho Rosa”.
O “Novembrinho Azul” foi elaborado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE). De acordo com o texto do projeto, durante o mês de novembro serão realizadas ações para promoção de campanhas de conscientização, diagnóstico e tratamento precoce de doenças como fimose, hipospádia, hérnia inguinal, distopia testicular, disfunção urinária e varicocele, bem como para conscientizar e incentivar a aplicação da vacina de HPV.
De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), todas essas doenças têm consequências importantes, caso não sejam cuidadas precocemente. Segundo os médicos especialistas, a vacina de HPV é recomendada para meninos e meninas antes do início da vida sexual. Ela previne infecções e doenças graves, como câncer de colo do útero, verrugas genitais e câncer de pênis.
O deputado Ney Leprevost destacou a relevância do “Novembrinho Azul” de levar informações para os meninos, seus pais, cuidadores e responsáveis sobre a importância de cuidar da saúde. “Nosso objetivo é prevenir doenças, bem como conscientizar a população sobre a vacina de HPV. Diferente das meninas, que são acompanhadas por ginecologistas na juventude, os meninos quando saem do pediatra não costumam iniciar um acompanhamento médico periódico”, afirmou Leprevost.
O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Saúde Pública.