Assessoria – O mercado de consórcios segue em expansão no Paraná. Segundo dados de 2024, da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o estado concentra 7,5% das cotas vendidas no país – cerca de 336 mil – e possui mais de 856 mil participantes ativos. Acompanhando esse movimento, a Ademicon, maior administradora independente de consórcios do Brasil em créditos ativos, acelera sua presença na região com a reinauguração de quatro unidades e a inauguração de três novas lojas, incluindo a de número 200, localizada em Curitiba, no mês de abril.
O crescimento da companhia reflete a consolidação do consórcio como uma alternativa financeira estratégica. Em 2024, a Ademicon alcançou R$ 7 bilhões em créditos comercializados no Paraná, um avanço de 40% em relação ao ano anterior. Apenas no primeiro trimestre de 2025, a empresa registrou R$ 2,4 bilhões em vendas na região – um aumento de 80% em comparação ao mesmo período do ano passado.
“A expansão da Ademicon no Paraná reforça nosso compromisso em oferecer acesso ao crédito de forma planejada”, afirma Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon. “Além da presença nacional, essencial para nosso crescimento estruturado, estamos felizes em anunciar a abertura da 200ª loja, em Curitiba, ampliando nossa atuação para atender à crescente demanda na região e reforçando nosso compromisso com o estado que nos deu origem”, complementa Reichmann.
Expansão estratégica
As novas unidades fazem parte da estratégia de crescimento da administradora no Paraná, e visam mostrar o consórcio como uma alternativa eficiente para aquisição de bens e serviços, proporcionando mais organização financeira aos clientes.
“O projeto da nova unidade em Guarapuava proporcionará mais conforto e estrutura para nossos autorizados e clientes”, explica Wanderson Cura, licenciado da unidade.
“Queremos atingir um resultado sólido, ajudando colaboradores e clientes a conquistarem prosperidade financeira, alinhando suas vidas com um propósito verdadeiro, e trazendo a oportunidade de crescimento por meio da aquisição de bens de forma planejada”, explica Diego Borba, licenciado da unidade Curitiba.
“A Ademicon é uma potência, temos muito a evoluir dentro da marca”, comenta Juliane Silva, licenciada da unidade Uberaba. Já o licenciado da loja de Sítio Cercado, diz que a maior motivação é a visão de futuro e consolidação da marca na região. Silvia Sobutka, licenciada da unidade Irati, finaliza: “Pretendemos ser ainda mais conhecidos na região. Nossa maior procura é nos segmentos de imóveis e veículos”.
A loja de Bacacheri é uma das mais antigas da Ademicon. “Nossa expectativa é aumentar as vendas e oferecer uma estrutura melhor para os clientes e consultores”, comenta Sandro Centurion, licenciado da unidade, sobre a reinauguração.
Marcel Hoffmann, da unidade de Londrina, conta que sua motivação em abrir uma loja da Ademicon veio de seu desejo de empreender e oferecer às pessoas soluções financeiras inteligentes. “Sempre acreditei no poder do consórcio como uma ferramenta de planejamento e conquista de sonhos”, finaliza.