Assessoria – A Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) inaugura, nesta quinta-feira (29), às 10h da manhã, na Travessa da Lapa (região central da capital), o painel Memórias da Cidade, com cerca de 18 quadros em azulejos pintados por artistas urbanos. O projeto conta com o apoio da prefeitura de Curitiba e da rede de Condomínios Garantidos do Brasil.
Instaladas em um muro de cerca de 20 metros de comprimento, as pinturas se baseiam em fotos antigas de edificações do fim do século 19 e da primeira metade do século 20, período em que a região central de Curitiba registrou um crescimento acelerado.
É o caso do Passeio Público, inaugurado em 1886, da Estação Ferroviária e do Paço da Liberdade, localizado na praça Generoso Marques, que abrigou, ao mesmo tempo, a sede da prefeitura de Curitiba e a câmara de vereadores.
Chama a atenção também a pintura da Catedral de Curitiba no instante em que é sobrevoada pelo dirigível Hindenburg, em 1936, o domo do prédio da Universidade Federal do Paraná, na praça Santos Andrade, que depois seria demolido, e o prédio circular do Teatro Paiol, cujo projeto original não se destinava a um palco de encenação, mas a um depósito de armas e explosivos do exército brasileiro.
As técnicas utilizadas pelos artistas – a maioria deles grafiteiros e tatuadores – incluem desenhos a lápis, caneta esferográfica preta, nanquim e ainda colagem, recurso utilizado pelo artista Paulo Momm para substituir o motorista de um ônibus urbano da década de 50 pelo emblemático Carlitos, personagem de Charles Chaplin.
Sempre acompanhado de pequenos textos para situar historicamente as pessoas que passam pela travessa, a instalação do painel coincide com o aniversário da ACGB/Vida Urbana que, neste mês, comemora 25 anos de existência, toda ela dedicada à zeladoria urbana.
A coordenadora de projetos da associação, Deisi Fonseca, lembra que foi no mesmo local, há 11 anos, que a entidade deu início ao projeto “Poesia em Cores” – hoje Poesia em Azulejos – com um poema de Adélia Woellner, também homenageada no mural. A ação deu início a um processo de despichação que mobiliza a entidade até hoje, sempre trocando locais degradados do espaço público por versos e desenhos pintados em azulejo.
Para ampliar a divulgação do painel, a ACGB/Vida Urbana disponibilizou em seu site as fotos antigas que inspiraram os artistas. Elas figuram ao lado dos desenhos originais e de informações adicionais sobre cada uma das edificações. Para acessar detalhes sobre cada uma das obras basta apontar a câmera do celular para o QR Code que acompanha cada uma delas.
A equipe
O trabalhou durou cerca de 10 meses e envolveu, além dos artistas urbanos, os seguintes profissionais: André de Sousa (produção dos painéis), Deisi Momm Fonseca (criação e organização), Marcus Gomes (pesquisa e redação), Olga Kriger (revisão) e Edilson Cit de Lima (instalação).
INAUGURAÇÃO DO PAINEL MEMÓRIAS DA CIDADE
- Quinta-feira (29 de maio), às 10 horas da manhã
- Travessa da Lapa, esquina com Marechal Deodoro