Para a editora Mondadori, não basta mais a revista de grande sucesso Chi, para “fazer que você conheça as pessoas para além dos personagens”. Para alguém como Jorge Mario Bergoglio, é preciso um novo produto ainda mais ambicioso, totalmente só para ele, “a primeira revista no mundo inteiramente dedicada ao Papa Francisco”.
A nota é de Sandro Magister, publicada no blog Settimo Cielo, 03-03-2014. (IHU)
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Exatamente isso. A partir do dia 5 de março, estará nas bancas, todas as quartas-feiras, a revista Il mio Papa, com preço de lançamento de 0,50 euros e tiragem inicial de meio milhão de cópias, três milhões no primeiro mês.
Corte popular, diagramação de fácil leitura, fotos de grande impacto emocional. É assim que a Mondadori antecipa os requisitos da Il mio Papa. A nova revista vai contar a semana do chefe da Igreja “prestando grande atenção às mensagens de mudança que caracterizam este pontificado”. Com o segundo número, será distribuído um DVD para festejar “o primeiro ano com ele”.
Não vão faltar “curiosidades e imagens que retratam a grande simplicidade do Papa Francisco nos pequenos gestos cotidianos”. Em cada edição, haverá um pôster duplo “com a frase mais significativa da semana” e a história ilustrada da sua vida contada em capítulos, “na forma de suplemento para separar e guardar”. Haverá um espaço no qual os leitores poderão publicar cartas, poemas, reflexões.
A ênfase dada diariamente aos gestos do Papa Francisco foi uma das acusações levantadas contra Dino Boffo pelos seus detratores, que teriam levado à sua destituição como diretor do canal TV 2000. O mantra que circula é que “Francisco é um papa que não quer ser contado nem interpretado”.
Mas a Mondadori não é “a TV do papa”. Ela tem a sua brava autonomia. Ela fez os seus cálculos. Bem no fundo, ela está certa da aprovação de Bergoglio.