terça-feira, 9 setembro, 2025
HomeAgenda CulturalA linha do tempo de Cleverson Oliveira

A linha do tempo de Cleverson Oliveira

Assessoria – A trajetória profissional e a vida pessoal do artista plástico Cleverson Oliveira estão profundamente conectadas a cenas culturais vibrantes, como a de Curitiba, sua cidade natal, e a de Nova York, onde viveu por mais de uma década. Mas sua obra também carrega uma relação muito forte com a natureza, desde a paisagem da região onde mora atualmente, em Piraquara, até as memórias de suas viagens solitárias pela América Latina, explorando montanhas e matas.

Agora, um panorama geral do seu trabalho em mais de três décadas pode ser conhecido a partir desta sexta-feira (12) no Memorial de Curitiba, na mostra “Timeline”, que conta um pouco da trajetória do autor por meio de gravuras, desenhos e fotografias – alguns deles inéditos, com curadoria de Jhon Voese. “Em 2025 faz 33 anos do meu ingresso na gravura, que é a cozinha das artes visuais e que para mim sempre foi um substrato para pensar técnicas e maneiras de desenvolver uma obra de arte”, diz.

Outra importante conexão retratada na exposição, que ficará em cartaz até novembro, é a relação de Cleverson com o Solar do Barão, desde o início de sua relação com as artes, nos anos 1990s, até seus trabalhos mais recentes. “Frequento os ateliês do Solar do Barão desde 1991, já expus lá algumas vezes. E passei os últimos três meses lá trabalhando no desenvolvimento de litogravuras que mostram o gesto ancestral de empilhar pedras, que remontam a caminhadas isoladas que fiz pela Patagônia argentina”.

A mostra traz uma raridade, um estêncil em acetato usado para alguns trabalhos no início de sua carreira, cuja imagem coincidentemente remete a uma fase mais atual, na qual as telas se assemelham a fotografias de janelas molhadas por gotas de chuva – a série “Além da Superfície”, que se tornou o trabalho mais conhecido de Cléverson.

Mais que uma retrospectiva, a mostra propõe um mergulho nas lembranças como matéria-prima para a criação de Cleverson.

Trajetória de Cleverson

Cleverson Oliveira nasceu e se criou em Curitiba e morou em Nova York de 1996 a 2008, período em que estudou História da Arte na New York University e se envolveu com a cena artística local – fez parte do coletivo B’N’S Sessions, que reunia criativos em torno de experimentações multidisciplinares. Sua obra Clevelandia 2002, uma série de fotografias digitais que exploram o jogo de sombras, foi destaque no The New York Times.

Cleverson já expôs em diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Nova York, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Seul e Doha.

Ele também colaborou com artistas como Vik Muniz, conhecido por suas obras que utilizam materiais inusitados, Marina Abramovic e Kika von Kluck, figura importante da cena artística curitibana. Essas parcerias reforçam seu papel como um artista que transita entre o local e o global, conectando diferentes linguagens e contextos culturais.

SERVIÇO
Timeline – Cleverson Oliveira – 33 anos da trajetória em obras do artista, gravuras, desenhos e fotografias
• Início:12 de Set de 2025, às 18:00
• Fim:16 de Nov de 2025, às 15:00
• Local: Centro Cultural Memorial de Curitiba – Salão Paranaguá | Rua Doutor Claudino dos Santos, 79

Leia Também

Leia Também