O recém morto arcebispo de Curitiba, dom Moacir Vitti, era homem fortemente ligado à tradição cultural italiana. Participava de instituições que no Paraná cultivam marcas dos trentinos e vênetos, os dois maiores grupos contribuintes da imigração italiana no Estado.
E era também um homem bem humorado.
Costumava brincar, por exemplar, com o cineasta Rubens Genaro (“Anita e Garibaldi”), também um dos oriundi, dizendo que ele seria “um duplo abençoado”. E explicava que tal sinal de benção vinha a partir do nome – Rubens, do personagem bíblico judeu – e Genaro do santo cujo sangue se liquefaz como indicador de ser miraculoso.
PROTEÇÃO DUPLA (2)
A propósito da Sociedade Garibaldi, hoje presidida pelo advogado Walter Petruziello – tendo entre seus diretores Rubens Genaro e Roberto Gava -, posso garantir que ela continua sendo um dos melhores endereços para lançamentos de eventos. Contam o majestoso palacete, sua sede social, e o charme do local, na Praça Garibaldi, no Setor Histórico.
É certo que a Sociedade Garibaldi padece das mesmas dificuldades que identificam outras instituições nascidas para aglutinar etnias nos séculos 19 e 20. Com a falta de renovação de seus quadros, o não engajamento das novas gerações de descendentes, essas sociedades étnicas sobrevivem graças a idealistas.
PROTEÇÃO DUPLA (3)
O Clube Concórdia, marco da etnia alemã, acabou sendo absorvido pelo Curitibano; a Sociedade União Juventudes teve seus dias de glória, com dois endereços valorizadíssimos, na Rua Carlos de Carvalho e Augusto Stellfeld, onde hoje está instalado o Supermercado Angeloni; a Sociedade Rio Branco (alemães), na Carlos de Carvalho com Visconde de Rio Branco, virou um espigão em que se abriga a Justiça do Trabalho (uma sede simples, no Bacacheri, acolheu o que restou do clube); a Duque de Caxias deu também lugar a arranha-céu, na Rua José Loureiro (mas pelo menos ficou com uma sede decente, também no Bacacheri).
PROTEÇÃO DUPLA (4)
As diversas sociedades polonesas e ucranianas vão se mantendo, assim como as que congregam a etnia japonesa (como a Sociedade Glória). Mas quase todas têm futuro incerto, dado – em grande parte – o processo de absorção dos grupos étnicos pela sociedade abrangente.
Mas o que quero dizer é que o exemplo da Garibaldi é muito precioso: mantém-se altiva, a partir de sua imponente sede, que serviu de cenário até para filme internacional, acolhendo artistas como Anthony Quinn nos 1990.