domingo, 22 dezembro, 2024
HomePolíticaEstácio promove Trote Solidário em prol do Pequeno Cotolengo

Estácio promove Trote Solidário em prol do Pequeno Cotolengo

Assessoria – A Estácio Curitiba promove o Trote Solidário para integrar veteranos e calouros nessa nova etapa de estudos. Com o tema “Doar não dói”, o objetivo é arrecadar brinquedos novos para a Unidade Hospitalar São Luis Orione, do Complexo Cotolengo. A ação, realizada pelo Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico (NAAP) da Estácio, é voluntária para os acadêmicos, que ganharão com essa atitude solidária 10 horas complementares. O trote solidário não se restringe à comunidade acadêmica, ela é aberta a toda comunidade, que todos os anos colabora nas ações do Núcleo. As doações de brinquedos, que teve início no dia 2 de setembro, prossegue até 30 de setembro. A entrega é na sala de matrículas na sede da Estácio Curitiba (Rua Souza Naves, 1715, Cristo Rei).

Para a gerente acadêmica da Estácio Curitiba, Lucimara Bortoleto, o trote solidário é uma prática que ganha cada vez mais relevância nas instituições de ensino, de maneira especial no início de cada semestre letivo, quando novos alunos ingressam na vida acadêmica. “Diferente dos trotes tradicionais, que muitas vezes envolvem brincadeiras que podem ser desconfortáveis ou até prejudiciais, o trote solidário é uma iniciativa que busca acolher os novos estudantes positivamente e integrá-los à comunidade acadêmica por meio de atividades beneficentes e de impacto social”, diz.

A gerente acadêmica destaca a importância da instituição escolhida para receber as doações, uma vez que a Unidade Hospitalar São Luis Orione, do Complexo Cotolengo, realiza mais de 400 mil atendimentos multidisciplinares por ano. São mais de 200 leitos de acolhimento institucional de alta complexidade, em oito Casas Lares e quatro Grandes Lares; e 58 leitos de transição de cuidados, em duas 2 Unidades Hospitalares, sendo para cuidados paliativos, reabilitação ou readequação.

Para as crianças, o Cotolengo oferece o acolhimento assistido e atendimentos tanto para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), até os 14 anos como supervisão no ambulatório de fisioterapia (fisio e equoterapia, sem limite de idade). “Todo o atendimento realizado na organização é 100% gratuito. A oferta de todos os serviços deve-se ao essencial apoio de nossos doadores e parceiros, conquistado por meio de nossa transparência e um sólido programa de compliance, assegurando o uso eficaz e responsável de cada doação”, diz o diretor-executivo, Diogo Azevedo.

Trote em prol das famílias do RS

A tradicional ação de boas-vindas realizada semestralmente pelo Instituto Yduqs em conjunto com as instituições de ensino parceiras, mantém a solidariedade como principal lição a ser praticada por calouros e veteranos. Neste segundo semestre, o Instituto adere à campanhaVencendo Juntos RS’, do Instituto Reação, que arrecada recursos destinados às famílias gaúchas mais afetadas pelas enchentes. Além dos universitários, o Instituto Yduqs convida a população a contribuir, ajudando as famílias que ainda se recuperam dos impactos causados pelas enchentes. Para ter acesso às informações e participar da ação, basta acessar.

“No Reação, ensinamos a cair e a levantar, um dos preceitos do judô. Temos experiência e estamos acostumados a lidar com situações de vulnerabilidade em que é preciso recomeçar. Por isso, estamos muito felizes em contar com um parceiro tão importante como o Instituto Yduqs nessa causa. Acreditamos na recuperação do estado e de sua população. Se todos nos unirmos, conseguiremos mudar esse cenário”, declara José Cândido Muricy, CEO do Instituto Reação.

Toda a arrecadação obtida durante o Trote Nacional do Instituto Yduqs, em conjunto com as instituições de ensino do Ibmec, da Wyden e da Estácio, e da Ação Solidária, em conjunto com o IDOMED, será enviada ao Instituto Reação, que atua como um hub para a arrecadação e distribuição do dinheiro, que será integralmente convertido em cartões vale-alimentação para as famílias mais vulneráveis das regiões atingidas.

Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, reforça a importância da promoção de uma formação cidadã e do incentivo à participação de estudantes universitários em ações de responsabilidade social. “É gratificante fazer parte de uma campanha tão importante para as famílias que precisam de apoio para reconstruírem suas vidas. Acreditamos que a universidade também é o local de ensinar a exercer a cidadania, e não temos dúvida de que estudantes, docentes e colaboradores de nossas instituições de ensino parceiras farão parte deste movimento em que cada gesto de solidariedade tem um impacto real e tangível para as famílias do Sul”, afirma a executiva.

As ações do Instituto Yduqs em prol da campanha Vencendo Juntos RS ocorrem até do dia 13 de setembro. As doações realizadas diretamente no site do Instituto Yduqs podem ser de qualquer valor, via boleto bancário, cartão de crédito ou pix. Também participam da iniciativa do Instituto Reação a REMS, a Ticket e o Instituto VIS, braço social do Grupo Visagio. Faça parte dessa corrente do bem.

Serviço:
Trote Solidário Estácio Curitiba
Instituição beneficiada:
 Unidade Hospitalar São Luis Orione, do Complexo Cotolengo.
Data: 
de 2 a 30 de setembro
Local das doações: sala de matrículas da sede da Estácio Curitiba (Rua Souza Naves, 1715, Cristo Rei).
O que doar: brinquedos novos
Para mais informações:  (41)3592-2700

Leia Também

Leia Também