Assessoria – As corridas de rua estão unindo cada vez mais atletas amadores e entusiastas do esporte e de uma vida mais saudável. Entre fevereiro e novembro deste ano, estão sendo realizadas pelo menos 12 corridas de rua em Curitiba, incluindo eventos beneficentes em prol de diversas causas sociais.
A movimentação sobre o tema fez com que a Câmara Municipal levasse sugestões à Prefeitura de Curitiba, para que o próximo edital de chamamento público flexibilize regras das corridas de rua. Por exemplo, para que provas com distâncias acima de 12 km sejam o único evento no dia em que forem marcadas e que sejam permitidas provas aos sábados à noite, com largada a partir das 20h e uso de equipamento de som. Uma das vantagens é o menor movimento nas ruas.
Tamanha procura também reflete nas vendas de roupas esportivas, tênis e acessórios próprios para as corridas. E os cuidados com esses materiais também precisam ser redobrados na hora da lavagem e secagem para aumentar a vida útil desses itens.
“Os tecidos usados em roupas esportivas são muito tecnológicos como, por exemplo, aqueles com proteção UV, bastante importante, e que ajudam a regular a temperatura corporal durante a corrida. Para a lavagem, precisam de produtos mais delicados, com uso de sabão neutro. A facilidade é que são peças que secam rapidamente, mas que devem ser lavadas sempre após o uso”, orienta Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura.
Outra vantagem das peças esportivas, segundo a especialista, é sua maior durabilidade. “Dificilmente essas roupas desbotam, quando se realiza a lavagem adequada, com produtos neutros, não agressivos”.
Curitiba tem períodos de frio mais intenso e outro cuidado necessário é a secagem. Algumas peças não podem passar pela secadora devido à temperatura. “A higienização e a secagem não podem ter temperatura nesse processo. Se tiver alguma composição de algodão pode encolher, inclusive”, explica Birgit.
Higienização dos tênis
Já em relação aos tênis de corrida, Birgit destaca que o processo é feito manualmente. “Na lavanderia profissional, nós temos um spray que usamos para capturar os odores. Esse spray encapsula os fungos e as bactérias, que causam o cheiro ruim. Depois, é feita uma lavagem manual com produtos neutros, água fria e bastante água corrente, para eliminar qualquer resquício de produto no tênis”.
A especialista alerta que não são indicados usos de produtos agressivos nem quentes durante a limpeza dos tênis, para evitar descolar partes ou perder a cor. “Também é bom evitar o uso de máquina de lavagem, centrífuga e secagem. A melhor secagem é com uso de ventilador, na sombra – nunca deixar secar no sol -, com bastante ar corrente para que seque mais rápido.”.
Serviço:
Lavoutique Lavanderia & Costura
Endereço Ecoville: Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h | Sáb. das 9h às 13h
Endereço Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050
Horário de atendimento: Seg a Sáb, das 9h às 20h
Telefone: (41) 3285-8500/ (41) 3026-0600
www.lavoutique.com