quarta-feira, 5 fevereiro, 2025
HomeOpinião de ValorO futuro Lucro Real na era da Inteligência Artificial

O futuro Lucro Real na era da Inteligência Artificial

Por Waldir de Lara Junior* – A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, impactando de forma positiva, principalmente na automação de diferentes tarefas. Por isso, a IA está sendo utilizada em diferentes setores. Na área tributária, ela se revelou uma ferramenta indispensável, pois através dela é possível o processamento de uma grande quantidade de dados, que permite identificar padrões, que ajudam na melhoria da gestão fiscal das empresas e na recuperação de créditos tributários. É o caso da LaraFy, empresa paranaense protagonista em planejamento tributário e no Lucro Real, que faz uma análise criteriosa nos regimes fiscais das empresas.

Somos entusiastas da tecnologia, usando a combinação de inteligência artificial, robotização de processos e inteligência humana na busca de resultados rápidos, seguros e incríveis para o mundo dos tributos fiscais, mais especificamente, para as empresas optantes pelo regime do lucro real ou presumido”.

O lucro real, dentre os regimes tributários, é o que mais tem possibilidades de implementação de estratégias, e por isso, o uso da IA, combinada com a robotização de processos é muito importante para as empresas, pois auxilia na atualização constante da legislação tributária brasileira, facilitando assim a interpretação das normas e regulamentos.

Além disso, utilizamos a tecnologia a nosso favor, minimizando os problemas, e garantindo por exemplo, maior conformidade com a legislação tributária, reduzindo os riscos de autuações fiscais e a possibilidade do aumento da capacidade financeira das empresas.

O planejamento tributário é essencial, principalmente para as empresas que optam pelo Lucro Real, já que é o regime tributário que exige um controle maior e análise constante dos dados financeiros. Uma das principais vantagens do Lucro Real, é a dedução de despesas operacionais, que ajudam a reduzir a base do imposto de renda e da contribuição social, sem falar de inúmeros benefícios fiscais exclusivos para este regime. Além de ser dentre os regimes tributários, o que permite uma maior personalização e adequação ao perfil de cada empresa. E para que isso funcione, é necessário um acompanhamento constante de grandes especialistas na área tributária.

A correta aplicação do Lucro Real, permite a dedução de despesas operacionais comprovadas e a implementação de benefícios ou incentivos fiscais, como: juros sobre o capital próprio, subvenções, pesquisas e inovações, depreciações aceleradas e incentivadas, como muitos outros benefícios, contribuindo diretamente na redução da carga tributária de forma legal e transparente.

No cenário atual, onde o mercado está cada vez mais competitivo, a escolha por parte das empresas do melhor regime de tributação, além da otimização da carga tributária é a possibilidade de ter uma gestão financeira em conformidade e transparente.

*Waldir de Lara Junior é CEO e fundador da Larafy

Leia Também

Leia Também