sexta-feira, 27 dezembro, 2024
HomePolíticaRoberto Issamu Yosida se torna Cidadão Benemérito do PR

Roberto Issamu Yosida se torna Cidadão Benemérito do PR

Assessoria – O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná, entregou, na noite desta segunda-feira (20), o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná ao médico Roberto Issamu Yosida, ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

“Como deputado estadual autor da Lei que concedeu o Título de Cidadão Benemérito e como representante do povo paranaense, não poderia deixar de reconhecer e homenagear pessoalmente o médico Roberto Issamu Yosida! O Doutor Roberto é uma pessoa que, ao longo da vida, prestou serviços relevantes à comunidade, sempre pensando no bem-estar das pessoas e das famílias. Vendo seu currículo e conduta, decidimos homenageá-lo na Assembleia Legislativa. Ele, inclusive, esteve à frente do Conselho Regional de Medicina do Paraná em um momento tão importante da história, durante a pandemia. Neste momento tão difícil, ele estava presente emprestando seu conhecimento. O trabalho desempenhado por ele fez a diferença naquele momento tão difícil para nós”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter.

Roberto Issamu Yosida presidiu o Conselho de Medicina nos últimos cinco anos. Yosida afirmou que a homenagem é significativa para ele, funcionando como o reconhecimento de um trabalho realizado ao longo dos últimos anos, principalmente no período de enfrentamento à covid-19. “Estou muito agradecido ao deputado Cobra Repórter, porque é um marco na vida de quem recebe um título como esse! E receber das nãos do deputado Cobra é uma satisfação ainda maior”, disse o médico Roberto Issamu Yosida.

A sessão solene contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, da deputada Márcia Huçulak (PSD), do cônsul-geral adjunto do Japão Oiwa Rei, da desembargadora Lidia Maejima, do conselheiro federal de Medicina pelo Estado do Paraná, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, e do diretor-administrativo e financeiro da Unimed Curitiba, Alexandre Gustavo Bley.

Também estavam presentes secretários municipais de saúde, diretores de hospitais e representantes da cultura japonesa no Brasil. Durante a solenidade, jovens realizaram apresentações musicais, como a de Taikô, os tradicionais tambores japoneses. Lauren apresentou a música Seishun; o grupo Wakaba Taiko, a música Kodo (que significa pulsação e batidas do coração) de autoria do grupo e o grupo Riukiu Koku Matsuri Daikô apresentou a música Miruku Munari de autoria própria.

Trajetória

Valdir Amaral_Alep

O médico Roberto Issamu Yosida é casado com a senhora Paula Tanaka Yosida, com quem tem duas filhas, e tem quase 40 anos de formação na carreira de Medicina, possuindo uma história permeada de méritos. Há uma década e meia, ele atua nas atividades do CRM-PR sendo que, desse período, cinco anos foram na presidência do Conselho defendendo com muito esmero e profissionalismo a valorização da medicina, o aperfeiçoamento da ciência e o oferecimento a uma saúde de qualidade para a população paranaense.

Ele nasceu em 1° de julho de 1962, no município de Nova Esperança e deixou sua cidade natal para buscar concretizar o seu maior sonho: ser médico. Em 1980, foi aprovado no curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Concluiu o curso e realizou residência médica na área da ginecologia e obstetrícia. Após a sua formação acadêmica, Roberto Issamu Yosida atuou em algumas cidades do interior do Estado, antes de permanecer definitivamente em Curitiba, exercendo seu trabalho sempre com muita competência e responsabilidade.

Avançou em outras frentes profissionais, inclusive de gestão, atuando no sistema corporativo da Unimed. Além da sua vasta competência no campo da medicina, o médico Roberto Issamu Yosida é uma figura de destaque no fortalecimento da interação nipo-brasileira no Estado, propagando a cultura nipônica no Paraná. Em Curitiba, ainda estudante, viu-se presente nas iniciativas do Nikkei Curitiba, a Associação Cultural e Beneficente nipo-brasileira. Ao longo dos anos, participou de atividades e funções, até chegar à presidência desta associação no início de 2021, para cumprir mandato de dois anos.

Leia Também

Leia Também