sábado, 19 abril, 2025
HomeCiência e FéMorre a professora Vera Miraglia, fundadora do Anjo da Guarda

Morre a professora Vera Miraglia, fundadora do Anjo da Guarda

Bem Paraná e Gazeta do Povo – A professora Vera Miraglia, fundadora da Escola Anjo da Guarda, morreu nesta sexta-feira (27) em Curitiba. Ela tinha 91 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas ela e estava internada no Hospital Cruz Vermelha após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). O velório foi neste sábado (28), no cemitério Parque Iguaçu.

Vera Miraglia, que gostava de ser chamada de “tia” pelos alunos, tinha uma atuação histórica com quase 60 de atuação na área educional em Curitiba.

Vera Miraglia: marco na educação curitibana

Nas redes sociais, amigos e ex-alunos lamentaram a perda e lembraram o tema da escola Anjo da Guarda, crido por Vera: “Eu sou alguém, eu respeito os outros e quero que os outros me respeitem”. O Colégio Marista Anjo da Guarda suspendeu as atividades de sexta-feira (27) até segunda-feira (30), e só volta a funcionar na próxima terça-feira (31).

Vera Marina Lacombe Miraglia nasceu em 20 de setembro de 1932, no Rio de Janeiro, e morava em Curitiba desde os anos 1960. Nessa época, criou a escola Anjo da Guarda, inicialmente como jardim de infância, depois também como educação fundamental.

Vera foi criada em uma família de educadores e começou a receber os alunos em um pequeno jardim de infância em Curitiba, que tinha uma formação educacional na linha construtiva, influenciada pelo amigo pessoal Jean Piaget. Na década de 1970, o Anjo da Guarda iniciou o atendimento do ensino fundamental, passando a receber as crianças a partir do maternal. Hoje, o colégio atende até o 3º ano do Ensino Médio. Em 2018, a escola se uniu à Rede Marista e passou ser denominado de Colégio Marista Anjo da Guarda.

Leia Também

Leia Também