Por José Francisco Cunha – O lançamento do filme da história do fundador da Hellograf Gráfica & Editora, Abilio de Oliveira Santana, ocorreu no dia 2 setembro, na sede da empresa, com a presença de familiares e amigos. Intitulado “Da roça à referência nacional no setor gráfico”, o filme conta a história de Abilio, desde o início de sua carreira — década de 1990 — como gráfico até se tornar referência nacional na sua área de atuação.
Por oito anos, Abilio foi um dos vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná–FIEP (2015 a 2023); por seis anos, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná–SIGEP (2013 a 2018); e agora faz parte da Diretoria da Associação Brasileira da Indústria Gráfica–ABIGRAF. A história de Abilio se confunde com a própria empresa que fundou, a conhecida Hellograf, há mais de 31 anos. Hoje, mais de três décadas depois, a empresa se consolida em uma estrutural sede moderna, com uma área de 10.250 m2 de terreno e 2.600 m2 de área construída. Ainda neste ano de 2023, a Gráfica e Editora inaugura a loja virtual, com foco no segmento dos internautas.
Assim, a Hellograf se tornou uma das gráficas mais tecnológicas do Sul do Brasil, com logística para todo o País, imprimindo livros sobre história, cultura e infância, que deixam legados de inestimável valor à sociedade. Em seu percurso, vem sendo uma das gráficas mais premiadas do Paraná, com mais de 40 prêmios estaduais, nacionais; e ainda agraciada com uma premiação internacional, recebida em Orlando (nos EUA), em 2019.
Consciente da sua missão, a Hellograf vem apoiando vários projetos sociais em Curitiba, com responsabilidade socioambiental. Contando para isso com os valiosos colaboradores que integram os Recursos Humanos da empresa, o seu grande ativo. Com a empresa já consolidada e o processo sucessório encaminhado, o empresário Abilio começa a aproveitar, de forma equilibrada, os bons momentos da vida.
No auge da sua carreira, o empresário Abílio, aos 61 anos, embarcou em 25 de abril de 2023 para Lisboa em Portugal — coincidentemente 43 anos após vir morar em Curitiba —, para percorrer o Caminho de Santiago de Compostela. Por quase 651 quilômetros pedalou com gratidão no coração por tudo que já realizou; foram quatorze dias viajando de bicicleta, cruzando quinze cidades de Portugal e Espanha até chegar à Galícia, na Espanha. Para ele, percorrer esse caminho espiritual, além da gratidão, teve um significado simbólico, no qual reconhece os valores de esforço e a determinação que fazem parte da história da Hellograf.
Novos desafios virão para Abilio, principalmente em continuar oportunizando pessoas de seu convívio e da comunidade a realizarem os seus sonhos e a apreciar a sua empresa, que caminha a passos largos, seguindo as suas diretrizes e estratégias de negócios.
Assista ao filme:
Telepar
O filme é uma homenagem singela dos amigos de Abilio — os teleparianos Fujio Takamura, José Francisco Cunha e o empresário Wilson R. Pickler — que se tornaram também parceiros na realização de audaciosos projetos da saudosa TELEPAR, nos quais a Hellograf foi uma das principais patrocinadoras. O início dessa amizade e parceria começou no lançamento do Livro “TELEPAR, a revolução das telecomunicações no Paraná”, em dezembro de 2017, na FIEP, com a participação de 650 convidados.
O mais recente valoroso patrocínio da Hellograf foi a comemoração do Jubileu de Diamante da TELEPAR – ANO 60, comemorado em 1 de julho de 2023, no Dom Antonio Restaurante em Santa Felicidade, em Curitiba–Paraná, que reuniu 550 participantes e arrecadou 650 quilos de alimentos doados a instituições de caridade.