AEN-PR – A peça teatral “Madame Blavatsky – Amores Ocultos“, estrelada pela atriz Mel Lisboa, desembarca em Curitiba para três apresentações, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Teatro Guairinha. Os ingressos já estão à venda.
A trajetória da escritora russa Helena Petrovna Blavátskaya (1831-1891), cofundadora da Sociedade Teosófica, inspirou a criação do monólogo, que tem dramaturgia de Claudia Barral, e surgiu a partir do contato da autora com a peça “Madame Blavatsky”, de Plínio Marcos. A direção é assinada por Marcio Macena.
O solo apresenta a figura responsável pela sistematização da Teosofia – que, de maneira reducionista e simples, pode ser definida como o conjunto de doutrinas filosóficas, esotéricas e ocultistas que buscam o conhecimento dos mistérios da vida, da natureza e da divindade.
Blavatsky despontou em um momento histórico em que a religião estava sendo desacreditada pelo avanço da ciência e da tecnologia. Helena, então, tornou-se cofundadora da Sociedade Teosófica, que pregava a junção de todos os credos, incentivando a pesquisa científica, o pensamento independente e a crítica da fé cega por meio da razão. Assim, viveu em busca de conhecimento filosófico, espiritual e esotérico. Ela lutou contra todas as formas de intolerância e preconceito, atacou o materialismo e o ceticismo da ciência, e pregou a fraternidade universal.
“Essa personagem única influenciou milhares de pessoas em todo o mundo desde que apareceu, da população comum a estadistas, líderes religiosos, literatos e artistas, e deve mais do que nunca ser conhecida. Ela abalou e desafiou de tal modo as correntes ortodoxas da religião, da ciência, da filosofia e da psicologia, que é impossível ser ignorada”, diz Macena.
“Madame Blavatsky – Amores Ocultos”
- Dias: 15 (sexta) e 16 (sábado) às 20h30; 17 (domingo) às 19h
- Local: Teatro Guairinha – Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba
- Ingressos pelo Disk Ingressos