domingo, 6 julho, 2025
HomePolítica e CidadesNey Leprevost pede informações sobre radares eletrônicos

Ney Leprevost pede informações sobre radares eletrônicos

Assessoria – O deputado estadual Ney Leprevost encaminhou expediente à Prefeitura Municipal de Curitiba solicitando informações relativas à gestão dos radares espalhados pelo município. No ofício, ele questiona quais empresas operam a instalação e manutenção em Curitiba e pergunta:

  • Qual o custo anual do serviço de radares?
  • Qual foi o valor arrecadado com multas em 2022? Quando foi que as atuais empresas começaram a operar em Curitiba e qual foi a modalidade de contratação?
  • Quais os critérios e diretrizes adotados pela Prefeitura Municipal de Curitiba para a implantação dos radares?
  • Por qual motivo existe grande disparidade de limite máximo de velocidade entre os radares, considerando que em vias de igual fluxo os limites são diferentes?
  • Se a Prefeitura leva em conta que a alternância de velocidade máxima dentro de uma mesma via pode induzir os condutores a erro gerando multas desnecessárias?
  • E se a Prefeitura de Curitiba assegura que todos os radares instalados na cidade obedecem à legislação de trânsito?

Para o deputado, o objetivo da fiscalização eletrônica deve ser sempre preventivo, não meramente arrecadatório. “A sinalização ostensiva dos locais onde estão instalados os radares é importante, pedagógica e evita acidentes”, defendeu Leprevost.

O parlamentar também oficiou a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba cobrando para que seja cumprida com urgência a Lei 11.488/05, de sua autoria quando era vereador, estabelecendo que todas as vias públicas onde estão instalados radares recebam sinalização pintada no chão e tenham o asfalto levemente elevado antes dos instrumentos para alertar os motoristas sobre a existência dos “pardais”.

Leia Também

Leia Também