G1 – Curitiba recebe entre os dias 4 e 10 de maio a 3ª Edição do Festival Internacional de Curitiba, o ANIMATIBA. O evento exibe gratuitamentemais de 200 animações no Cine Passeio. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do cinema uma hora antes de cada sessão.
De acordo com a organização, as animações fazem parte de mostras competitivas, separadas em quatro categorias: longas-metragens, curtas-metragens estrangeiros, curtas metragens brasileiros e curtas-metragens de estudantes brasileiros.
A organização informou que em 2023 foram inscritos 1.872 filmes, de 106 países diferentes, de todos os continentes. Ao final do festival os vencedores das mostras competitivas receberão uma premiação.
Além da exibição de animações, o evento conta também com palestras e oficinas voltadas ao desenvolvimento e produções de animação e o Encontro Nacional das Empresas de Animação.
Segundo o idealizador do festival, Paulo Munhoz, uma dos principais objetivos do
ANIMATIBA é promover o acesso a filmes e produções de alta qualidade do mundo
todo, que possam trazer reflexão, sentimentos e ensinamentos por meio das artes
animadas. “Se Leonardo da Vinci vivesse na atualidade, devido às possibilidades
expressivas e aos desafios tecnológicos da arte da animação, com certeza faria
filmes animados”, enfatiza o cineasta.
Expectativas para o futuro
“Penso que há dois caminhos para o crescimento: em tamanho e qualidade. Para os próximos anos, vamos focar na melhoria da qualidade fazendo todas as mudanças necessárias ao longo do tempo. Por exemplo, percebemos que a bienalidade imposta pelas condições de produção (aprovação de projeto, captação de recursos, seleção de filmes, etc.) é a sazonalidade ideal para o ANIMATIBA. Por outro lado, estamos percebendo que a categoria Curtas Estudantis não faz sentido pois há filmes de mesma qualidade saindo de escolas ou estúdios. Percebemos também a importância de termos sinergia com outras instâncias, de forma que estabelecemos uma parceria com a Gibiteca de Curitiba que começa neste ano”, afirma Paulo Munhoz.