CMC – O vereador Mauro Ignácio (União) retomou o debate sobre investimentos da União na capital do Paraná. “O que me traz aqui novamente é a busca de sensibilidade do governo federal com os interesses da nossa população curitibana. Ontem nós aprovamos aqui o convite ao diretor [superintendente] do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte], Cristiano Machado, para que ele dê explicações sobre obras no entorno das marginais, que são de responsabilidade federal”, disse hoje (3) em sessão na Câmara Municipal. Uma delas é a do viaduto do Orleans.
“E hoje eu trago um velho assunto, que é o viaduto do Orleans, que está sob a BR-277, sentido Ponta Grossa, e que é uma demanda que a gente tem pautado, tem dado visibilidade através do nosso mandato. Mas quando a coisa parece que está para acontecer, ela não acontece”, ressaltou Ignácio.
Viaduto do Orleans
“Fomos surpreendidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres [ANTT] dizendo que teria que ter, pelo menos, mais duas vias de acesso ao futuro viaduto, uma rotatória no caso, e que isso inviabilizaria o projeto. Eu fiz, após isso, mais quatro pedidos de informações para anexar ao dossiê, que eu já apresentei aqui a vocês e tem mais de 100 páginas”, continuou Ignácio. Alguns dos questionamentos são sobre os apontamentos ao pré-projeto da rotatória elevada, às restrições que impediriam sua execução e à dúvida sobre a existência de alguma sugestão para a solução dos constantes congestionamentos na região.
Para Ignácio, é necessário ter “uma definição política”. “O governador do Estado, Ratinho Junior, o prefeito Rafael Greca, o nosso vice-prefeito e secretário da Cidades, Eduardo Pimentel, todos nós precisamos sentar à mesa e dar o encaminhamento [às medidas necessárias]. A população nos cobra isso, me cobra isso, e eu, que tenho dado visibilidade a essa demanda, sou o primeiro que apanha e o último que fica tendo uma informação [sobre o assunto], porque geralmente a informação que a gente obtém é via imprensa”, reclamou.
Ponte Preta
O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) exibiu em plenário um vídeo sobre os novos sinalizadores de altura que ele sugere que sejam utilizados em Curitiba, na tradicional Ponte Preta, onde recorrentemente surgem ocorrências com veículos cuja altura não é compatível com a passagem. “Fiz a sugestão para o Setran sobre a instalação destas novas placas de sinalização e ,hoje (3) pela manhã, mais um caminhão ficou preso na ponte”, informou Herivelto. A Ponte Preta foi desativada nos anos 1970 devido à inauguração da nova estação rodoferroviária. Atualmente ela é tombada como patrimônio histórico estadual.