ALEP – A “Campanha Maio Amarelo 2023” nesta edição visa destacar o poder de cada cidadão no cuidado com as pessoas no trânsito. Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, os organizadores do movimento pretendem conscientizar motoristas e pedestres de que não colocar outras pessoas em risco é também uma maneira de salvar vidas e evitar acidentes e lesões nas estradas e ruas brasileiras.
Com mais de quinze anos de mobilização mundial, o Maio Amarelo chega à sua décima edição no Brasil. No Paraná, a campanha foi oficialmente instituída por proposição do deputado Hussein Bakri (PSD) com a Lei Estadual nº 18.624, de 20 de novembro de 2015. Desde então, órgãos públicos e instituições da sociedade civil organizada promovem anualmente, ao longo do mês de maio, inúmeras atividades de conscientização por um trânsito mais seguro em todo o estado.
O autor da lei declarou que “as estatísticas mostram que 90% das mortes no trânsito são provocadas por falhas humanas. Portanto, há um campo e uma necessidade enormes de que todos nós sejamos mais atentos e prudentes ao volante. Esse é o objetivo do ‘Maio Amarelo’, que criamos em 2015 para conscientizar os motoristas paranaenses. Se uma vida for salva graças à campanha, já terá valido à pena.”
Estatísticas
A importância da realização de ações de educação no trânsito se torna cada vez mais importante uma vez que, mesmo com a Campanha Maio Amarelo mostrar dados em redução nestes 10 anos, as estatísticas ainda são preocupantes. De acordo com o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Ministério da Infraestrutura (Renaest), em 2022, no Paraná, foram 89.957 envolvendo 140.966 veículos envolvidos, contabilizando o índice de 10,043 óbitos para cada 100 mil habitantes.
O deputado Goura (PDT) afirmou que “o ‘Maio Amarelo’ é um mês de conscientização, educação e boas práticas, que visa essencialmente a meta de morte zero no trânsito. Tanto nas rodovias, como no meio urbano, nós temos que criar condições de segurança para pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência e aqui, a gente está falando de sinalização, de redução de velocidade, melhoria de estrutura para pedestres e ciclistas, acessibilidade, redução da velocidade viária no entorno das escolas ou em locais de grande fluxo de pedestres”.
“É importante lembrar que a Assembleia Legislativa aprovou recentemente a Lei Enzo em homenagem a um jovem ciclista de 15 anos de idade que foi atingido por um condutor do transporte coletivo enquanto pedalava indo para escola. Por isso o ‘Maio Amarelo’ nos faz lembrar a máxima já prevista no Código de Trânsito, que o maior cuida do menor, isto é, no trânsito àquele que tem um potencial maior de impacto sobre outro deve ser extremamente mais cuidadoso. O motorista deve cuidar do ciclista, o ciclista deve cuidar do pedestre e todos fazendo a sua parte. Que este mês seja um mês mudanças em hábitos e fortalecimento de políticas públicas tão essenciais para a gente salvar vidas no trânsito”, conclui o deputado Goura.