segunda-feira, 15 setembro, 2025
HomeAgenda Cultural“Comida di Buteco” fará parte do calendário oficial de Curitiba

“Comida di Buteco” fará parte do calendário oficial de Curitiba

Câmara Municipal de Curitiba

Nessa terça-feira (14), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, com unanimidade, o projeto de lei para incluir o festival gastronômico “Comida di Buteco” no calendário oficial de eventos da capital. O projeto de lei que chancela a competição é do presidente da Casa, Marcelo Fachinello (PSC), e teve o apoio de 30 vereadores. A proposta retorna à pauta, nessa quarta (15), para a confirmação em plenário.

O autor defendeu a importância do projeto no fomento ao comércio gastronômico, “principalmente neste momento que estamos retomando, que estamos voltando depois da pandemia”. A iniciativa prevê a realização anual do festival “Comida di Buteco” durante o mês de abril. Hoje, com abrangência nacional, o evento foi criado há 23 anos e chegou a Curitiba em 2015.

Os melhores botecos de cada cidade são escolhidos por meio de votação popular e, então, participam da disputa nacional, que elege o “Melhor Boteco do Brasil”. Os critérios estabelecidos no concurso contemplam da higiene do estabelecimento à temperatura da bebida, não esquecendo do principal: o prato criado pelo “buteco”, exclusivamente, para a competição.

Os organizadores explicam que “buteco”, com “U” em vez de “O”, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Eles destacam que a intenção do certame é privilegiar a simplicidade e a autenticidade desses botecos tradicionais, que são referências de comida boa, de ambiente democrático e de descontração. “Se escreve, de fato, dessa forma, porque é um evento que veio de Minas Gerais aqui para Curitiba e também para outros municípios importantes do Brasil”, reforçou o autor.

“Aqueles mais antigos, que estavam sendo deixados de lado em algum momento, aqueles que de maneira simples reúnem o pessoal para saborear um bom aperitivo ao som das conversas, prosas, às vezes, da boa música”, continuou. E a cidade de Curitiba, lembrou o presidente da Casa, possui diversos botecos tradicionais.

Conforme o autor, o “Comida de Buteco” injeta R$ 300 milhões na economia do país e gera 8 mil empregos, durante a realização do evento. “E tem gente que faz turismo, vem de outras cidades para participar do concurso, para votar, para fazer a sua escolha, e, obviamente, para experimentar aquilo que cada um dos botecos está servindo ali. São mais de 100 mil pessoas no país inteiro que se deslocam.”

Leia Também

Leia Também