segunda-feira, 18 agosto, 2025
HomeOpinião de ValorColuna do Ericoh Morbiz: Lula 01, 02 cadê 03?

Coluna do Ericoh Morbiz: Lula 01, 02 cadê 03?

O resultado do pleito presidencial mostrou que o PT não ganhou: Lula foi favorecido muito mais pela derrota bolsonarista. Ou seja: será presidente por mais um mandato, seu Lula 03 e precisava e ainda precisa! Ser múltiplo, coligar, ocupar o poder com todos. Com políticos, principalmente e não só com a toga.

Até agora, botou PT demais! E o PT não tem popularidade ou patrimônio político pra garantir governabilidade…

O recém embate com o atual Congresso não é um bom termômetro. Lula vai precisar de estabilidade parlamentar e, já tendo ocupado praticamente todos os ministérios com os melhores orçamentos, não vai alcançar o que precisa com os restos que está distribuindo. Anêmicos e isolados!

Quando precisou mostrar gratidão, lealdade com novos parceiros, no caso Simone Tebet, Lula passou uma imagem de ingrato. Não abdicou de nada: no Planejamento, Tebet e Haddad vão cotejar dia e noite! Desgaste para ambos e para o seu governo. Mercado não simpatiza com água e vinho ali!

Tinha convicção de que a paranaense Gleisi seria o Paraná no ministério. Merecidamente. E amarga uma distância eivada de ingratidão! Escolhas arcaicas, em cima de pressão partidária. Nós sabemos que o PT não se modernizou, não se juntou as modernas democracias. E provavelmente não dará ingredientes saudáveis pro governo Lula 03.

Mexida irresponsável na Lei das Estatais, apressada e sem discussão, gera desconfiança ante as LJ e Mensalão conhecidas. Sequer sensibilizou um grande empresário, uma mega liderança produtiva pro seu Governo: Alckmin teve que quebrar o galho.

Longe de antipatizar com políticos nordestinos (com bons quadros, sempre), mas o país tem olhado Lula com desconfiança diante dos nomes até aqui escolhidos. Não se empolga com esse exagerado mais do mesmo!

Continua dividido e crescente, graças ao silêncio “político” do vencido e a excessiva inabilidade do vencedor, que 20 anos depois, não sinaliza ter ampliado seu horizonte político!

Foto: Evaristo Sa/AFP

Terá um território politicamente majoritário contra si. Estados com PIB elevados, políticos fortes e onde perdeu. Principal escolha dessa região, seu Ministro da Fazenda, vem de sucessivas derrotas! E que ainda leva equipe jovem e sem lastro fazendário pra uma seara de sensibilidade suicida!

E oposição popular organizada, que está nas ruas. E forte contingente parlamentar do outro lado.

Eu penso e torço para que o Presidente Lula seja um político que encerre sua trajetória realizando um mandato popular, conduzindo vencedores e vencidos com entusiasmo pra realizações ainda melhores!

Preferindo a velha condução petista e vinganças, caneladas em aliados e com nomes muito comprometidos com gestões anteriores, vai frustrar muitos de nós. O relatório da transição é uma peça mui política, demagógica e construída em cima da negativa de números populares bem conhecidos! E agora desnecessária assim.

Devia prometer que será melhor! Que fará mais. Aqui, um crasso erro e na largada foi anunciar o fim de privatizações. Isso custará muito caro pro tesouro e trará muitos problemas na gestão dos Correios e do Porto de Santos, como exemplos marcantes.

Enfim, torço pra que dê certo! Como brasileiro, quero e preciso do melhor. Mas presidente Lula, esperava que já fosse um estadista. Se viúvo, aceitou recomeçar e tem uma qualificada parceira, aplique essa mesma filosofia em seu Governo.

Agora é 03! E 2023. Não irá longe mirando-se no Maduro. Tem gente e coisa melhores.

(*) Éricoh Morbiz foi diretor da CIC, dirigiu sindicato patronal de shoppings em Curitiba e é tido como um dos bons “olheiros do futuro” do país.

Leia Também

Leia Também