
Os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), se reuniram nesta segunda-feira (21) com o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kusma, e o presidente da Comissão de Diretos Humanos e Segurança Pública, vereador Marcio Barros, para apresentar suas preocupações quanto a carreira da Guarda Municipal.
Os 11 presidentes, Capão Raso, Portão, Guaíra, Fanny-Lindóia-Novo Mundo, Sítio Cercado, Centro Cívico, Água Verde, Bom Retiro, Mercês-Vista Alegre, Jardim Botânico e Santa Felicidade, que consignaram o pedido de reunião, reforçam que a Guarda Municipal é essencial à segurança pública das comunidades. O conhecimento que a administração apresentou uma proposta de modificação das regras do plano de carreira dos guardas municipais poderá causar a extinção da própria instituição, e consequentemente, reflexos no aumento da criminalidade.
Os conselheiros apresentaram diversos questionamentos aos vereadores sobre as dificuldades enfrentadas por estes profissionais e denunciaram a negligência da administração para com a instituição e seus agentes. “Faremos questão de informar a comunidade de como se posicionou cada vereador no que se refere a valorização da carreira da Guarda Municipal.”