sexta-feira, 12 setembro, 2025
HomeMemorialColuna do Erico Morbiz: Novas oportunidades? Claro!

Coluna do Erico Morbiz: Novas oportunidades? Claro!

Longe de querer ser blogueiro da moda ou iniciar carreira solo como influencer, mas vamos desde logo deixar claro: não é  apenas um novo governo. Nem governo novo. Mas diferente, e ponha diferente, de tudo que o PT já foi no passado.

Lembrando: só nesse século, quantos votaram pela primeira vez? Ou pela segunda? Ou chegaram agora nos vinte, trinta ou mesmo nos enta? Milhões. Foi uma campanha diferente, avassaladora, divisora, contundente? Foi! E daí?

Sabemos o perfil dessa gente toda? Não fiquemos nessa coisa simples de militante, torcida, mau perdedor, mau vencedor. E pelo amor de Deus: ir pra frente de quartéis pedir intervenção?! Respeitemos àqueles que se deram pra gente votar!

Eu vejo que alguns novos atores políticos já estão avançando, chegando cedo, ocupando o palco! Exemplos? Gen. Mourao. Pablo Marçal. Gov. Leite e nosso velho conhecido “Chuchu”, agora super vice. Então, vamos imitá-los, pô!

O Presidente Lula terá um trabalho insano! Todos os Governadores da metade do Brasil pra baixo não foram eleitos com seus eleitores. O PIB (quase todo!) está nas mãos e nas regiões em que ele não venceu.

A Globo ganhou com Lula mas quem consome e quem anuncia (maioria) não votou em quem ela queria e torceu.

Urna eleitoral

Está vendo? Seremos muito bajulados, muito mimados, vão nos oferecer menor IR na fonte, reajuste do salário mínimo maior que a inflação (sou aposentado, quero logo isso!), Lei Rouanet (virão mais artistas famosos, com ingresso barato ou de graça!), mais alternativas pra mexer no controle da TV, noticiários locais mais atraentes e de gente que a gente vê na rua, etc.

Não engulo bem essa coisa de falar em direita, esquerda. Prefiro mais liberais, sociais liberais, conservadores, ultra conservadores, coisas assim. Entendo melhor quando vejo resultados.

E como agrada ver nosso país cada vez mais plural, com nomes de todos os  segmentos,  falando, discutindo, se rotulando sem medo e sem vergonha! Isso é bom. Muito bom.

E procurar ver essa eleição e seu resultado, como sempre devíamos ver: alternância de poder! E ninguém, ninguém pode se imaginar perene, dono da verdade.

Afinal, em mais de 100 milhoes de votos, quem ganhou (venceu?) teve 1,9% a mais do que o vencido  (perdeu?). Logo, um escorregão e tudo pode se complicar. Mas um acerto  e  pode melhorar! Os erros serão mais caros do que os acertos. Regra do jogo!

Então? Valorize-se! Há sim novas oportunidades!! E pertinho, 2024, em menos de 23 meses, a gente vai votar de novo. Mais experientes. Enriquecidos por essa eleição. E Meu Deus, sem censura!

E consegui não mencionar STF, TSE, bloqueio, antidemocrático, Moraes, fraude e fake news!

Ah!  E continuo ainda querendo o parlamentarismo, com mandatos executivos de 6 anos e sem reeleição.

(*) Éricoh Morbiz foi diretor da CIC, dirigiu sindicato patronal de shoppings em Curitiba e é tido como um dos bons “olheiros do futuro” do país.

Leia Também

Leia Também