/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/0/H/s8KdP2R3ABBHemfANstA/ap22297291950355.jpg)
Casado com uma bilionária, foi ministro de Finanças do Reino Unido e perdeu o cargo de premiê para Liz Truss em setembro, antes de concorrer novamente em outubro
G1
O novo primeiro-ministro do Reino Unido Rishi Sunak, um homem de 42 anos, filho de imigrantes de origem indiana e casado com uma bilionária, foi ministro das Finanças durante o mandato de Boris Johnson.
Depois que Johnson renunciou, em julho, Sunak se candidatou ao cargo de líder do Partido Conservador e primeiro-ministro. Ele chegou a ser o mais votado entre os parlamentares eleitos, mas perdeu a disputa para Liz Truss na etapa final, quando todos os 170 mil membros do partido puderam votar.
Quando Truss, por sua vez, renunciou com 45 dias no cargo, Sunak voltou a ser o favorito na disputa, Ele foi o único concorrente a conseguir o número mínimo de 100 apoios do Partido Conservador e ganhou o cargo sem a necessidade de uma eleição.
Os outros possíveis candidatos, Boris Johnson e Penny Mordaunt, não conseguiram apoio e desistiram antes de Sunak ser anunciado.

QUEDA DE BORIS JOHNSON
Muitos membros ficaram irritados quando Sunak se demitiu em julho do cargo de ministro, ajudando a desencadear uma rebelião que acabou derrubando o ex-primeiro-ministro Boris Johnson.
Sunak era um dos principais membros do governo do Johnson. Ele se tornou popular durante a pandemia de Covid-19, quando fez programas de auxílios para a população e para empresas.
Na época, ele disse que “o público espera, com razão, que o governo seja conduzido de forma adequada, competente e séria. Acredito que vale a pena lutar por esses padrões, e é por isso que estou me demitindo”.
Alguns membros do partido viram essa atitude como uma traição. Boris Johnson enfrentava uma série de polêmicas, uma delas envolvendo festas durante o período de lockdown da pandemia em Londres, e chegou a enfrentar votos de desconfiança do parlamento.
Sunak também foi multado por ter violado as regras do lockdown (ele participou de uma festa de aniversário de Boris Johnson em 2020).