sábado, 13 setembro, 2025
HomeMemorialSubstitutos do açúcar: melhor ou pior para diabetes? E para perda de...

Substitutos do açúcar: melhor ou pior para diabetes? E para perda de peso?

Jornal Paraná

Ao passear pelo supermercado, é fácil ficar sobrecarregado com as inúmeras marcas e dezenas de alegações que seria melhor para a saúde substituir o açúcar para evitar alguns malefícios. Pode ser especialmente confuso para pessoas com diabetes ou pré-diabetes que precisam controlar seus níveis de açúcar no sangue e manter seu peso sob controle.

Com a prevalência de diabetes e obesidade, há uma crescente conscientização sobre o uso de açúcares adicionados na alimentação. A última versão dos EUA As Diretrizes Dietéticas para Americanos recomendam limitar os açúcares adicionados a menos de 10% de suas calorias queimadas. Isso equivale a ele cerca de 270 calorias por dia.

Isso ocorre porque “adicionar açúcar” adiciona doçura e sabor, mas adiciona muito pouco valor nutricional. Por conta dessa tendência, a indústria alimentícia se propôs a buscar ou desenvolver substitutos perfeitos para o açúcar. Tem o mesmo sabor e não tem calorias que levam ao ganho de peso.

Como farmacêutico que também é certificado em Gerenciamento Avançado de Diabetes, converso diariamente com meus pacientes sobre seus níveis de açúcar no sangue e como isso ajuda a controlar o diabetes. Pergunte-me se você o encontrou. A resposta curta é não. Aqui está a resposta longa. Informações do portal The Conversation.

ALCOOIS DE AÇÚCAR

Os substitutos do açúcar podem ser divididos em dois grupos principais: álcoois de açúcar e adoçantes de alta intensidade. Os álcoois de açúcar incluem sorbitol, xilitol, lactitol, manitol, eritritol e maltitol. Os adoçantes de alta intensidade incluem sacarina, aspartame, acessulfame de potássio (Ace-K), sucralose, neotame, advantame, estévia, extrato de frutas Siraitia grosvenorii swingle (SGFE).

Os álcoois de açúcar são comumente encontrados em cremes dentais, gomas de mascar e alguns alimentos “sem açúcar”. Eles são carboidratos com uma estrutura química semelhante ao açúcar, mas também são os ingredientes que os tornam álcool. É cerca de 25-100% mais doce que o açúcar e tem um sabor semelhante. Mas aqui está a pegadinha:

Eles não são livres de calorias. A maioria é de 1,5 a 2 calorias por grama, mas vamos comparar com 4 calorias por grama e duas vezes mais açúcar (também conhecido como sacarose).

Os álcoois de açúcar contêm poucas calorias, mas podem aumentar o açúcar no sangue de um paciente, especialmente se consumidos em excesso. No entanto, o efeito é menos dramático quando comparado ao açúcar. Isso se deve à forma como essas moléculas são processadas no corpo. Isso é medido usando o índice glicêmico.

Aqui está a outra desvantagem dos alimentos que contêm álcoois de açúcar: eles geralmente têm maiores quantidades de gordura ou sal para compensar o menor teor de açúcar.

LEIA MAIS

Leia Também

Leia Também