domingo, 14 setembro, 2025
HomeMemorialPoucas & Boas: "Punir os meteorologistas?", indaga Pereira

Poucas & Boas: “Punir os meteorologistas?”, indaga Pereira

Luiz Fernando Casagrande Pereira

Não é por acaso que o advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira conquistou respeitabilidade e clientela nacionais. O curitibano, presidente da  Academia Brasileira de Direito Eleitoral, disse mais ou menos isso, dias atrás, a propósito da guerra que parte do mundo político faz contras pesquisas eleitorais: para condenar pesquisas, retratos de um momento, seria o mesmo que punir meteorologistas por suas previsões do tempo, quando falham.

Pereira é uma das melhores reservas do Direito no Paraná, e um dedicado orientador de cursos de pós graduação. Mas está sempre com um pé no universo maior, Rio, Brasília, São Paulo, Porto Alegre… Ele poderia exibir, entre tantos clientes de ponta, o ter advogado por Lula, entre outros notáveis do universo político.

Mário Pereira, vice-presidente do Movimento Pró-Paraná

ARROTOS DAS VACAS GERAM PROPOSTA DE GOVERNO

Vem da exemplar capitalista Nova Zelândia o risível do dia: a primeira ministra pediu que os donos de rebanhos bovinos sejam multados cada da vez que expelem gases.

O governo disse que a taxa agrícola (que além dos gases emitidos nos arrotos, também inclui a urina do gado) seria a primeira do mundo e que os agricultores poderiam recuperar o custo “cobrando mais por produtos ecológicos”.

"Nosso plano era manter os agricultores cultivando", disse Andrew Hoggard (SXC.Hu/Getty Images)
Getty Images

DAMARES: DENÚNCIA ESCABROSA

A agora senadora Damares Alves, do DF – posição a que chegou em boa parte pelo empurrão de Michelle Bolsonaro, pode até ser chamada de fanática religiosa; e de inábil política. Mas as declarações que ela deu na semana são de clamar aos céus.

Disse que meninas brasileiras, 10 para cima, têm os dentes arrancados por seus predadores, que assim querem “melhor resultado da felatio (sexo oral). Isso acontece lá pelas fronteiras da Guianas. E mais, garante: as meninas são alimentadas com comida pastosa para que seus predadores tenham “mais gozo” no sexo anal.

Como explica o G1, a fala de Damares aconteceu durante um culto em uma Assembleia de Deus, em Goiânia (GO), no dia 8 de outubro. Na ocasião, a ex-ministra disse que os supostos crimes foram descobertos pela comitiva presidencial em uma visita ao Arquipélago do Marajó. Damares alegou ainda que o ministério tinha documentos sobre esses crimes.

Enfim, uma denúncia que clama aos céus, partida de quem um dia, aos seis anos, foi molestada/ violada por dois pastores, segundo ele mesmo confessa. Acionada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Pará (MPPA), cabe agora à recém-eleita senadora comprovar suas denúncias e encaminhar as provas que encontrou/recebeu à Justiça…

Damares Alves discursa durante cerimônia no Palácio do Planalto em setembro de 2020. — Foto: REUTERS/Adriano Machado
Damares Alves

APARECIDA: A PAIXÃO PELA NEGRA SENHORA

A Igreja Católica não passa sem problemas numa avaliação de como portou-se diante do escravagismo no Brasil. Não houve manifestações senão depois que a pregação da libertação do escravos ganhou as ruas e as autoridades.

O venerável Mosteiro de São Bento, no Centro do Rio, tinha muitos escravos, centenas, e em suas outras casas fora do RJ. Pois bem: a História mostra como a fé é capaz de perdoar, como, por exemplo, com os negros do Harlem e os “negro spirituals”, impondo sua liturgia de carga mágica.

Vista do Santuário de Aparecida

A festa da Padroeira, neste dia 12, é a genuflexão de parte da Nação à Virgem Negra. Aparecida é parte desse fenômeno mundial chamado Virgem Maria, com centenas de invocações locais. Não é deusa, mas chega a ser venerada junto com a Trindade Santa. Tal como acontece em Trindade, Goiás, com a devoção do Pai Eterno. E viva a Santa Negra.

NYC: Mount Moriah Baptist Church in Harlem Editorial Photography - Image of front, baptist: 73183492
Monunt Moriah Baptist Church no Harlem (Nova York)
Leia Também

Leia Também