Assessoria
Com voto favorável do deputado federal Ney Leprevost foi aprovado nesta terça feira (11), na Câmara Federal, o PLP 7/22 de autoria do deputado Tiago Dimas, que permite que estados e municípios utilizem ao longo de 2022, na execução das ações de saúde e de assistência social, os saldos de repasses da União remanescentes de anos anteriores.
A medida é uma alternativa para financiar o piso nacional da enfermagem. Uma vez que deste modo, as verbas podem ser usadas dentro das áreas de saúde e assistência para finalidades diferentes das originais, como o pagamento do piso nacional da enfermagem, sem acarretar aumento de despesa ou diminuição de receita dos estados e municípios.
Os parlamentares levaram em conta medidas similares adotadas em 2020 e 2021 para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. O projeto passou pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Segundo o deputado Ney Leprevost, que trabalhou muito para aprovar na Câmara Federal o piso nacional da enfermagem. “É o mínimo que podemos fazer para reconhecer o esforço e o sacrifício desses profissionais, principalmente depois de tudo que eles enfrentaram durante a pandemia”, disse.