Blog do Israel Reinstein – HOJEPR
As estratégias de campanha dos três principais candidatos ao governo estadual são diferentes para conquistar o eleitor. Enquanto o governador Ratinho Jr. priorizou os materiais impressos e adesivos, o seu principal adversário, Roberto Requião (PT), tem investido mais no impulsionamento de material online. E Ricardo Gomyde (PDT) age parecido com Ratinho.
Até o momento, o governador foi quem mais gastou na produção de campanha. Foram pouco mais de 60% dos gastos da campanha direcionado para a comunicação de campanha, sendo que a maior quantia é para seu marqueteiro Jorge Gerez (R$1,5 milhão) e R$ 1 milhão para a produtora Lys Filmes.
Depois, Ratinho gastou R$ 735 mil em material gráfico, que inclui adesivos, perfurades, bandeirolas e papelaria. O mais jovem entre os três primeiros colocados na disputa, Ratinho usa a estratégia de maior visibilidade na rua e menor investimento nas redes socais, onde usou apenas R$ 217 mil, segundo sua prestação de contas.
Já a estratégia de Requião se apoia nas redes sociais. O ex-governador já investiu quase R$ 500 mil em impulsionamento e monitoramento de rede. O investimento supera o gasto com seus programas eleitorais, feitos pela Rental Locações de Bens Móveis (R$ 400 mil). A Rental, cujo dono, Giovane Favieri, foi citado na Lava-jato, cuida do planejamento de campanha e do material do horário eleitoral. Requião gastou, até o momento, R$ 202 mil em material gráfico, entre eles jornais de campanha e adesivos.
Ricardo Gomyde investiu R$ 500 mil na agência paulista Carambola. E mais R$ 192 mil em um produtora para o programa de rádio.
Em impulsionamento nas redes sociais, Gomyde gastou apenas R$ 19 mil, entre Facebook e Google. E aplicou R$ 28 mil na assessoria da Literal Link e R$ 200 mil na produção de material gráfico.