
Assessoria
Com voto favorável do deputado Ney Leprevost, foi aprovado nesta terça feira na Câmara Federal o Projeto de Lei 1116/22 que cria o Programa “Emprega + Mulheres e Jovens”, destinado à inserção e à manutenção de mulheres e jovens no mercado de trabalho.
O projeto propõe medidas para impulsionar a empregabilidade, como a qualificação em áreas estratégicas e apoio na volta ao trabalho das mulheres após a licença-maternidade.
De acordo com o texto, os empregadores ficam autorizados a adotar o benefício de reembolso-creche ou de pré-escola ou outra modalidade da mesma natureza, comprovadas as despesas realizadas.
Além disto, o projeto prevê a priorização de empregados com filhos, enteados ou crianças sob guarda judicial com até quatro anos. E autoriza o saque, por mulheres, de valores acumulados na conta individual vinculado ao FGTS para pagamento de despesas com qualificação profissional.
A medida ainda instituiu o Projeto Nacional de Incentivo à Contratação de Aprendizes que amplia o acesso de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho por meio de qualificação profissional.
Como secretário de Justiça, Família e Trabalho do governo Ratinho Júnior, Ney Leprevost fez as Carretas do Conhecimento para qualificação profissional dos paranaenses, o Cartão Futuro para estimular a contratação de jovens aprendizes e os mutirões de empregos.
Na gestão de Ney, o Paraná tornou-se o estado que mais emprega em todo o país através das Agencias do Trabalhador .
