sábado, 15 novembro, 2025
HomeMemorialFaçanha brasileira na matemática

Façanha brasileira na matemática

Foto: Divulgação

Estadão

Estudantes brasileiros voltaram da Noruega, neste mês de julho, com uma boa notícia: pela primeira vez, a equipe do Brasil conquistou duas medalhas de ouro em uma mesma edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), maior competição do gênero para alunos de ensino médio no planeta. O grupo trouxe também uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa, resultado suficiente para deixar o País na 19.ª posição entre 104 nações. Sem dúvida, um desempenho digno de reconhecimento, ainda mais em uma área na qual a maioria dos jovens brasileiros pouco aprende na escola.

De fato, o ensino de matemática no Brasil padece de falhas estruturais. O indicador nacional mais recente, relativo a 2019, revela uma situação para lá de preocupante: apenas 10,3% dos alunos tinham nível adequado de aprendizagem ao final do 3.º ano do ensino médio. É praticamente como se 9 em cada 10 estudantes em vias de concluir o ensino médio não soubessem o que deveriam. A título de comparação, vale dizer que a realidade tampouco é boa em língua portuguesa, mas nada que se compare ao desastre da matemática − em 2019, pouco mais de um terço (37,1%) dos concluintes do ensino médio atingiu o nível adequado.

Leia na íntegra: Estadão

Leia Também

Leia Também