sábado, 15 novembro, 2025
HomeMemorialRepercutindo: Irmão Girardi, 93 anos de humildade e sabedoria

Repercutindo: Irmão Girardi, 93 anos de humildade e sabedoria

Irmão Claudio Girardi

A semente colocada no coração e na mente da criança e do jovem vai produzir e multiplicar frutos preciosos no tempo apropriado

 

Por Pedro Antônio Bernardi.

Educação é uma das atividades que mais requer amor, dedicação, abnegação, idealismo e liderança. Ao celebrar 93 anos, sendo 82 dedicados ao Instituto Marista, Irmão Cláudio Girardi acentua que a educação consubstancia-se no devotamento integral à missão, idealismo, dinamismo, otimismo, equilíbrio em falar e ouvir.

Girardi nasceu na localidade de Santa Luzia, em Jaraguá do Sul – Santa Catarina, Brasil, em 23 de julho de 1929. É licenciado em Letras, Bacharel em Direito, Teólogo, escritor. Autoridades, educandos, gente humilde do Brasil e de quase uma centena de países onde atuou são unânimes e coincidentes ao descrever o perfil do religioso: extraordinária habilidade estratégica e visão da história e do futuro, afabilidade, competência de articulação e argumentação, capacidade de escuta e convencimento, grandeza de espírito, exímio escritor e tradutor, humildade e modéstia.

DESAFIA O TEMPO

Paciente e silenciosamente, Irmão Cláudio desafia o tempo e a idade. Reza e atua sem cessar para servir e fazer da educação a obra que identifica os maristas e o fundador da Congregação São Marcelino Champagnat. Fidelidade, trabalho, oração, evangelização e amor são cinco pilares que qualificam as sementes colocadas e cultivadas diuturnamente em terra fértil pelo educador.

Por sua máxima perfeição, sublinha: dignidade, cruz, ressurreição, evangelho e amor não aceitam remendos, falsetes e retoques.

MAIS EDUCAÇÃO

Com propriedade, aponta horizonte para os 80 países dos cinco continentes onde os maristas possuem obras. As sociedades serão tanto mais fortes quanto mais empenho os governantes dedicarem à esfera educacional o mais breve possível. O educador não é mero transmissor de conhecimentos memorizados, mas é o mestre que mergulha o discípulo na dimensão universal, na abrangência, no eco e na ressonância do apelo para que a humanidade seja cada vez mais digna, pacífica, próspera e fraterna.

Educação integral alicerça a realização pessoal e a qualificação profissional, o empreendedorismo e o desenvolvimento social, a segurança e o crescimento econômico. São caminhos efetivos para a construção de um amanhã melhor para o Brasil e a humanidade toda.

Leia Também

Leia Também