segunda-feira, 17 novembro, 2025
HomeMemorialDiretório Acadêmico publica carta sobre demissão de professores na UNICURITIBA

Diretório Acadêmico publica carta sobre demissão de professores na UNICURITIBA

Edifício da UniCuritiba

Prezado Professor Aroldo Murá, 

Espero que este e-mail lhe encontre bem. 

Como um leitor assíduo de vossas publicações, que sempre compartilham interessantes fatos sobre Curitiba e sobre o Brasil, tomo a liberdade de compartilhar a carta pública do Diretório Acadêmico Clotário Portugal sobre a onda de demissões na Faculdade de Direito de Curitiba – UNICURITIBA. 

Após a compra da instituição por parte da Ânima Educação, uma série de desligamentos tem acontecido e, na última semana, perdemos 12 excelentes professores. 

Levando em consideração a tradição construída por parte da eterna Faculdade de Direito de Curitiba, consulto-lhe se existe espaço em suas publicações para a divulgação do texto. 

Desde já, receba meus sinceros agradecimentos e votos de admiração. 

Atenciosamente, 

Guilherme Isfer Garcia

Diretor de Educação – Diretório Acadêmico Clotário Portugal

A CARTA

“Sabe-se que a história da Faculdade de Direito de Curitiba foi construída pelo brilhantismo do corpo discente, através dos estudos e teses criadas e inspiradas por toda a história que construímos ao longo de mais de sete decênios, contudo, só alcançamos tantas vitórias, pois ao nosso lado sempre estiveram professores dispostos a ensinar, aconselhar e, principalmente, amar seus alunos e seu ofício. Foram tantas aulas, tanta s palestras, tantos ensinamentos, o sentimento que nos comove e que nos une enquanto alunos do é o da gratidão, um dos mais bonitos e honestos gestos de humanidade.

Continuadamente, munidos de tanta gratidão, entregam -nos a notícia mais desgostosa de todas, o desligamento de professores e professoras que construíram nossa vida, nosso caráter e que moldaram o que hoje somos. O grande pensador, Immanuel Kant, dizia que a “é na educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”, possível c omprovar tal ideia relembrando das aulas e conversas com nossos mestres, tal lembrança é acometida com pesar quando lembramos que muitos já não mais integram os quadros de nossa instituição. Sabemos que os fatores econômicos e organizacionais são influente s em tais desligamentos, mas nada ira abalar nossa admiração por nossos preceptores.

O Diretório Acadêmico Clotário Portugal, sempre dotado de respeito e com uma saudável indocilidade, sempre estará ao lado de nossos professores e alunos, pois sabe que n ão resistirá um centro de ensino mantido por um simples conglomerado financeiro, que, muitas vezes, não se preocupa com o maior conceito: educação de qualidade.

Diante de tantas mudanças, nos cabe dizer: obrigado, professoras(es) Lucimar de Paula, Murilo Buchmann, Tatiana Denczuk, Edna Torres, Márcia Bruginski, Michele Hastreiter, Sandro Gilbert Martins, Bortolo Valle, Katia Agostini, Smith Barreni, Luiz Alexandre, Roberto Pompeo e Leandro Assunção.

Mestres, saibam que enquanto aqui estivermos, vocês vão estar!

Lutaremos sempre por um UNICURITIBA melhor, construindo um ambiente propício para a troca de conhecimentos e ensinamentos. Nossa boa e velha Faculdade de Direito de Curitiba, lar de todos n ós, perde muitos de seus melhores, mas garantimos que sempre lembraremos da responsabilidade política e institucional que alunos e progradores devem ter.”

Leia Também

Leia Também