
Prezado Professor Aroldo Murá,
Espero que este e-mail lhe encontre bem.
Como um leitor assíduo de vossas publicações, que sempre compartilham interessantes fatos sobre Curitiba e sobre o Brasil, tomo a liberdade de compartilhar a carta pública do Diretório Acadêmico Clotário Portugal sobre a onda de demissões na Faculdade de Direito de Curitiba – UNICURITIBA.
Após a compra da instituição por parte da Ânima Educação, uma série de desligamentos tem acontecido e, na última semana, perdemos 12 excelentes professores.
Levando em consideração a tradição construída por parte da eterna Faculdade de Direito de Curitiba, consulto-lhe se existe espaço em suas publicações para a divulgação do texto.
Desde já, receba meus sinceros agradecimentos e votos de admiração.
Atenciosamente,
Guilherme Isfer Garcia
Diretor de Educação – Diretório Acadêmico Clotário Portugal

A CARTA
“Sabe-se que a história da Faculdade de Direito de Curitiba foi construída pelo brilhantismo do corpo discente, através dos estudos e teses criadas e inspiradas por toda a história que construímos ao longo de mais de sete decênios, contudo, só alcançamos tantas vitórias, pois ao nosso lado sempre estiveram professores dispostos a ensinar, aconselhar e, principalmente, amar seus alunos e seu ofício. Foram tantas aulas, tanta s palestras, tantos ensinamentos, o sentimento que nos comove e que nos une enquanto alunos do é o da gratidão, um dos mais bonitos e honestos gestos de humanidade.
Continuadamente, munidos de tanta gratidão, entregam -nos a notícia mais desgostosa de todas, o desligamento de professores e professoras que construíram nossa vida, nosso caráter e que moldaram o que hoje somos. O grande pensador, Immanuel Kant, dizia que a “é na educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”, possível c omprovar tal ideia relembrando das aulas e conversas com nossos mestres, tal lembrança é acometida com pesar quando lembramos que muitos já não mais integram os quadros de nossa instituição. Sabemos que os fatores econômicos e organizacionais são influente s em tais desligamentos, mas nada ira abalar nossa admiração por nossos preceptores.
O Diretório Acadêmico Clotário Portugal, sempre dotado de respeito e com uma saudável indocilidade, sempre estará ao lado de nossos professores e alunos, pois sabe que n ão resistirá um centro de ensino mantido por um simples conglomerado financeiro, que, muitas vezes, não se preocupa com o maior conceito: educação de qualidade.
Diante de tantas mudanças, nos cabe dizer: obrigado, professoras(es) Lucimar de Paula, Murilo Buchmann, Tatiana Denczuk, Edna Torres, Márcia Bruginski, Michele Hastreiter, Sandro Gilbert Martins, Bortolo Valle, Katia Agostini, Smith Barreni, Luiz Alexandre, Roberto Pompeo e Leandro Assunção.
Mestres, saibam que enquanto aqui estivermos, vocês vão estar!
Lutaremos sempre por um UNICURITIBA melhor, construindo um ambiente propício para a troca de conhecimentos e ensinamentos. Nossa boa e velha Faculdade de Direito de Curitiba, lar de todos n ós, perde muitos de seus melhores, mas garantimos que sempre lembraremos da responsabilidade política e institucional que alunos e progradores devem ter.”
