segunda-feira, 17 novembro, 2025
HomeMemorialFestas do Litoral do Paraná são incluídas em Calendário Nacional de Eventos

Festas do Litoral do Paraná são incluídas em Calendário Nacional de Eventos

Assessoria

O deputado Ney Leprevost protocolou esta semana, na Câmara Federal projetos de lei que incluem no Calendário Nacional de Eventos, do Ministério do Turismo as Tradicionais Festas do Divino Espírito Santo e Festa Beneficente da Tainha de Guaratuba e o Festival de Gastronomia Caiçara de Pontal do Paraná. A equipe do deputado realiza levantamento para incluir outras festas tradicionais que acontecem nos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Paranaguá, Matinhos e Morretes, no Calendário Nacional.

A Festa do Divino Espírito Santo é realizada há mais de 117 anos pela Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, é considerada patrimônio imaterial de Guaratuba, tem duração de 10 dias, reúne cerca de 150 mil pessoas e acontece sempre no mês de julho.

A Festa da Tainha é considerada uma tradição no Paraná, tem caráter beneficente e movimenta a cidade na baixa temporada. Cerca de 25 mil pessoas participaram das últimas edições. A festa é organizada pela ONG TUMY. Neste ano a 17ª edição da Festa da Tainha aconteceu entre os dias 15 e 19 de junho, no Mercado Municipal e contou com a culinária típica de Guaratuba e muita música. Não pode ser realizada em 2020 e 2021 por causa da pandemia da Covid-19.

O Festival de Gastronomia Caiçara de Pontal do Paraná será celebrado entre os dias 15 e 24 de julho, com a participação de trinta restaurantes.

O evento promove o turismo fora da alta temporada e valoriza a pesca artesanal. A festa exalta a Cambira, prato que tem como data comemorativa, no município, o dia 18 de julho.

Patrimônio Cultural Imaterial de Pontal do Paraná, a pesca artesanal reúne todos os anos os caiçaras para a prática ancestral. O Paraná tem registradas 60 comunidades de pescadores e um total de cerca de quatro mil famílias que vivem da pesca artesanal.

Leia Também

Leia Também