segunda-feira, 17 novembro, 2025
HomeMemorialEntre espinhos e vozes alteradas, ACP tende a escolher quem ex-presidentes indicarem

Entre espinhos e vozes alteradas, ACP tende a escolher quem ex-presidentes indicarem

Camilo Turmina, presidente da ACP

A crise existe, opõe antigos dirigentes da ACP e Camilo Turmina e o seu grupo de apoio, cuja cabeça pensante é um homem discreto, mas enfeixando muito poder. É o executivo Lourival Brasileiro. Ele tem dois auxiliares, “juniores”, mas todos com altas remuneração em forma e prestação de serviços

 

Nas pesadas manifestações dentro da Associação Comercial do Paraná, tendo,de um lado,o presidente atual, Camilo Turmina, e, de outro, um maciço grupo composto por ex-presidentes da Casa do Barão do Serro Azul, o que se prevê  é o acirramento dos debates até novembro, tempo obrigatório para as eleições.

As manifestações recentes de lideranças como Maria Cristina Coutinho, vice do atual presidente, e que aceitou formalmente (vide esta Coluna do dia 7) entrar na chapa de Sarmento, é parte de uma oposição que vivia nas sombras. Assim como associados que começam a indagar sobre a vida e obra de Deggeronne, o ‘príncipe” ungido para disputar a sucessão de Camilo. Esse associados estãocontra a ACP ter dispensado empregados de alto valor, e em lugar deles admitir apaniguados de Turmina e Lourival.

Uma certeza parece dominar esse ambiente de campo de batalhas, com Turmina mudando de posições “ como quem troca de paletó”, observa um conselheiro da ACP.

Sede da ACP

As vozes de bom senso são muitas, algumas até procurando solidarizar-se, por exemplo, com Odone Fortes Martins, que seria o vice da vez para substituir Turmina. A situação de Odone, que luta para colocar em dia seus passivos trabalhistas- tem sido explorada negativamente por administradores ligados a Turmina.  Isso sem conmsiderar que OFM é homem do bem, alguém com a vida enraizada na ACP.

As mesmas vozes não se cansam de chamar à memória dos fatos, para lembrar a enorme reengenharia feita por Geara e Ramon, em suas administrações. Essa reengenharia garantiu privilegiada posição da ACP dentre suas congêneres do Brasil. E tanto quanto isso, contempla examinar a “injustiça”  da despedida  de ex-executivos de alto padrão desligados por Turmina – para colocar em lugar deles seus amigos, como Lourival Brasileiro, uma espécie de “eminence grise”. Esse senhor tem a última palavra para grandes decisões de Turmina. Tudo feito com a maior discrição possível. Como quer e faz por acontecer uma verdadeira eminência parda.

Leia Também

Leia Também