segunda-feira, 17 novembro, 2025
HomeMemorialRepercutindo: Eleição para governador vai trazer fortes impactos em Curitiba

Repercutindo: Eleição para governador vai trazer fortes impactos em Curitiba

Marcia Huçulak: de olho na ALEP. Luiz Fernando Jamur: cresce em poder

Secretários de Greca estariam já pulando do barco, alcançados pelo brilho do futuro poderoso, que deverá assumir a Prefeitura ano que vem. Afinal, quem aguenta, no entorno do alcaide, às perspectivas que o vice-prefeito, Eduardo Slaviero representa? A começar pelo fato de ele ser educado, criar equipes e não espalhar vitupérios quando contrariado, uma prática definidora de Greca

 

Nos bastidores da política, muito se discute sobre a aliança do alcaide Rafael Valdomiro Greca de Macedo e do governador Carlos Massa Junior. Ratinho necessita do apoio de Greca na capital: a máquina municipal tem força política e demanda pessoas para as campanhas. Já Greca necessita ajustar seu futuro como político e arrumar um lugar para se acomodar daqui a dois anos.

Neste aspecto cabe lembrar que o prestígio dele vai decaindo, com o término do mandato, e começam a pipocar ações questionando contratos e a probidade do gestor. Sem falar nas sempre alegadas complicadas proteções que o alcaide vota a alguns de seus eleitos. Como é o caso do Lucas Navarro de Souza, que sempre foi prioridade de Greca… E para o qual Greca estaria reservando um “forte empurrão”, apoio em eleições.

TURMA DO PULA BARCO

Neste cenário, muitos secretários de Greca começaram a cortejar o vice-prefeito Eduardo Pimentel, que, segundo alguns espertos observadores, constatam que aos olhos do Governador Ratinho Junior é a
opção natural a substituir a Rafael Greca.

Assim, segundo  muitos conselheiros políticos, é necessário se fazer o batismo de fogo de Eduardo Pimentel Slaviero em um cargo eletivo; no caso, como gestor da Prefeitura de Curitiba, em substituição a Greca. O prefeito, diga-se com clareza, anda se arrastando, mas depende desta negociação para garantir seu futuro.

Julio Mazza: unha e carne com Jamur. Foto: Luiz Costa/SMCS

Diante deste cenário, muitos ocupantes de cargos na gestão Greca começaram a abraçar a futura campanha de Pimentel. Entre os mais vistosos e que já têm um lugar garantido na gestão de Eduardo Pimentel, estariam o Super-Secretário Jamur, a ex-secretária Márcia Huçulak, Julio Mazza e outros.

Um vereador da base aliada já disse que Jamur foi o escolhido para ser o elo entre a equipe do município e também do Estado do Paraná.  Outra com o futuro garantido seria Márcia Huçulak, que já transita no gabinete do vice-prefeito e vai disputar um  cadeira na ALEP… O ar de poderosa, que ela ostenta, estaria muito ligado a orientações que lhe teriam sido passadas ao longo dos anos pelo ex-prefeito Ducci. A conferir.

LONGE DE GIOVANI

Segundo um político da base de Ratinho Junior, Jamur teria sido escolhido por não ter ligação com a turma de Giovani Gionédis e fazer a costura com o grupo do atual governador e do ex-governador Beto Richa. Jamur é um hábil negociador: é  discreto e já vem participando de reuniões sobre o assunto;  conhece todos os empreiteiros, vereadores e empreendedores do município, sendo peça chave para Eduardo, o qual não tem equipe formada, cabendo a Jamur, assim como fez para Greca, a escolha da futura equipe do Prefeito.

Lucas Navarro de Souza: prioridade  de Greca, sempre…

O mesmo vereador acha que Greca poderia assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná, caminho para atender os anseios políticos do prefeito. O atual alcaide pretende criar ramificações no interior do Estado, viabilizando uma candidatura ao Senado ou até mesmo ao governo. A conferir.

O tempo é senhor da razão… Julio Mazza também desempenha um trabalho “de raro fulgor na Urbanismo”, segundo alguém do gabinete do prefeito. É carne e osso ligado a Luiz Fernando Jamur, que “toca toda a equipe de Rafael Greca com louvor”, observa um vereador da base, pedindo anonimato.

Por último mas não menos importante, há que se observar os fortes laços de Pimentel Slaviero estabeleceu com  um de seus  assessores: o ex-vereador Bruno Pessuti, chefe de gabinete. Ele é carta a ser considerada nesse “puzzle” em montagem. Tem muito mais cacife do que a Huçulak, que Greca plantou no gabinete do vice.

Bruno Pessuti: quadro especial
Leia Também

Leia Também