
Camilo Turmina, em mensagem a José Eduardo Sarmento, pediu-lhe que se retire da mídia, informando que poderia, assim, encaminhar sua candidatura em composição de nomes
Resultado da reunião de segunda-feira, 20, do Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná, para deliberar sobre as eleições da nova diretoria da ACP, foi, pelo menos, “morno”, como o classificou um dos participantes do evento. Isso não significa que não tenha chegado a um resultado inicial. E bom.
A reunião foi produtiva, sem quebra da educação. Não houve tons beligerantes no encontro, mas uma palavra de pacificação, saindo vencedora a ideia de – para pacificar a Casa do Barão de Serro Azul – o mais conveniente seria um terceiro nome, assim rompendo o que alguns chamam de “pomo da discórdia” alimentado pelas pré-candidaturas de Sarmento e Degerone.

Todos os ex-presidentes, hoje, são a favor de Sarmento.
Enquanto fontes ouvidas pela coluna garantem que essa terceira via (um candidato desligado de Sarmento e/ou Degerone foi bem aceita pelo Conselho), outras apontam para o comunicado do presidente Turmina a José Eduardo Sarmento enviado há dias, e lido na reunião. Tem cacoete autoritário:
“ Bom dia Ir:. Sarmento
Retire- se das mídias e vamos ajustar a tua eleição com associados. Poderá compor bem a sucessão com o Degerone. Poderei ajudar conforme os interesses da Acp e de quem vai fazer a gestão.
Bom final de semana. Camilo Turmina”.

ADIANTADA
A reunião começou às 18 horas, na sede da ACP. Mas havia repetidamente sido anunciada para as 20 horas. Em 4 dias, acredita-se, a ACP deverá liberar a ata da reunião.
A ideia de um “tertius” como a melhor alternativa do momento, foi bem aceita pelos presentes conselheiros e os ex-presidentes presentes (Gláucio Geara, Marcos Domakoski, Edson Ramon, Ardison Akel). A ideia, garante-me um conselheiro, “é ampliar canais de comunicação entre associados”, para “garantir o espírito de trabalho comum na casa do Barão”.
Ouvido pelo site, na manhã desta terça-feira, o pré-candidato de oposição, José Eduardo Sarmento, não se alongou na análise do tema terceira via. Admitiu como possível a procura de um terceiro nome.

FALOU POUCO
Camilo Turmina manteve-se discretamente na reunião. Falou na abertura dos trabalhos. A intervenção do primeiro-vice presidente, Odone Fortes Martins, foi capital para a proposta da terceira via, como diz o
ex-presidente Gláucio Geara.
Num gesto de “paz”, Turmina, ao final da reunião abraçou Odone, chamando-o de “meu guru…” Uma manifestação que repercutiu como sinal de pacificação. E surpreendeu pelo novo olhar de Camilo…
Odone nunca foi candidato, embora essa fosse sua vez de concorrer à Presidência da ACP. Ele apenas garantiu ao site: “Acho que estamos, em bom caminho, procurando manter esta Casa longe de beligerâncias”.
