
Projeto conta com depoimentos de Gilberto Gil, do músico Sonny Rollins em Woodstock (EUA), do professor de Budismo Tibetano Robert Thurman em Nova Iorque (EUA), do mestre espiritual Mooji em Portugal, da filósofa Agnes Heller na Hungria, e do músico Benny Golson em Paris (França)
Do desejo de gerar reflexões por meio de histórias que carregam como princípio a não-violência, compaixão e resgate dos valores humanos, Daniel e Julio Hey criaram o selo “Irmãos Ahimsa”, que utiliza o audiovisual como uma de suas ferramentas de conexão. Motivados por esse propósito, eles dirigiram o filme “Samadhi Road”, produzido pela Café Royal. O documentário já ganhou prêmio internacional especial do júri no Iluminate Film Festival e no Life Beyond Life film festival, que são dedicados a elevar a consciência humana e inspirar transformações duradouras por meio do cinema. A partir do dia 16 de junho, o longa chega ao Cine Passeio, em Curitiba, com exibições até o dia 22 de junho.
Em uma jornada de três anos, os Irmãos Ahimsa viajaram por diversos países para entrevistar personalidades das mais diversas áreas com o objetivo de explorar questões relacionadas à vida interior. Passando por destinos como Hungria, Estados Unidos, índia, França, Portugal, Suíça e também no Brasil, desses registros surgiu o projeto “Samadhi Road”.
A semente de “Samadhi Road” nasceu ainda na adolescência dos irmãos, em uma viagem à Índia aos quatorze anos de idade. “A principal marca que a Índia deixou em minha mente, foi quando percebi que naquele país existia uma cultura que há milhares de anos vem convidando seres humanos a encontrar dentro de si a alegria e a realização que, tão comumente, são procuradas externamente”, conta Daniel.
Já na fase adulta, os diretores retornaram ao país para concretizar o projeto documental e seguiram também para outros destinos no encontro dos personagens que eles admiram: o músico Sonny Rollins em Woodstock (EUA), o professor de Budismo Tibetano Robert Thurman em Nova Iorque (EUA), o mestre espiritual Mooji em Portugal, a filósofa Agnes Heller na Hungria, o músico Benny Golson em Paris (França) e, no Brasil, os diretores encontraram o físico quântico Amit Goswami, o mestre zen e ativista da paz Kaz Tanahashi e os músicos Gilberto Gil, Hermeto Pascoal e João Carlos Martins.

“Uma das nossas principais intenções neste projeto era sentar com essas personalidades não só para ouvir sobre suas conquistas e sobre o que realizaram externamente, mas também sobre suas vidas internas. Como se relacionam com suas mentes, com o medo, com a morte e com a vida”, afirma Júlio.
SINOPSE
O documentário narra a caminhada espiritual dos dois irmãos, que teve início ainda na adolescência, durante uma viagem à Índia, traçando o paralelo com o processo de realização destas entrevistas. As entrevistas exploram a vida interior de cada personagem, com o intuito de promover reflexões que transcendem limites culturais ou religiosos, e que promovem a oralidade, a arte de escutar. Em um encontro em Portugal com Mooji, um mestre jamaicano da linha “advaita” (tradição filosófica indiana), os irmãos vivenciam momentos que evidenciam o anseio inicial do projeto: a busca pela sabedoria.
Trailer: https://vimeo.com/556233765
Serviço
Exibição do documentário Samadhi Road
Data: 16 a 22 e junho de 2022
Cinemas: Cine Passeio – R. Riachuelo, 410 – Centro
