quinta-feira, 20 novembro, 2025
HomeMemorialOpinião de Valor: Preparação para a vida

Opinião de Valor: Preparação para a vida

Cel. Audilene Rosa de Paula Dias Rocha

Vemos as novas gerações com muita dificuldade para ingressar no mercado do trabalho, para se relacionar respeitosamente com as demais pessoas, enfim, não estão preparados para enfrentar os desafios iniciais da vida. Talvez você pense ser dever da família, sim, parte é obrigação familiar, mas, no passado, a educação pública capacitava para o trabalho no ensino médio. Havia sim uma qualificação técnica, em algumas áreas, o que facilitava aquisição de postos de trabalho.

Importante ressaltar que a tecnologia, também, trouxe novas necessidades ao modificar comportamentos como videogames, “internet”, filmes, etc. que estimulam entendimentos diversos do ora sedimentado, havendo necessidade de intervenção. Algumas gerações vivem em um mundo inexistente, virtual, que choca com a realidade. Pode até parecer utopia, porém, acredito que toda a sociedade é responsável pela formação das novas gerações, em especial, as instituições de ensino, igrejas e famílias.

Por que não discutir e implantar um sistema de ensino que auxilia na capacitação para vida? Os jovens que concluem o ensino médio não dispõe de condições de empregabilidade, porque é exigida experiência. Experiência? Como exigir algo que não foi oportunizado? A partir da conclusão do ensino médio muitos precisam trabalhar, mas, como se não tem experiência? Poucos tem acesso à oportunidade de aprendizado como “jovem aprendiz” e outros projetos similares. Imprescindível repensar o atual sistema na busca por melhorias que ajude de fato na capacitação para a realidade fática enfrentada em nossos dias.

Abraços a todos(as) e que Deus os(as) abençoe!

Coronel Audilene

Leia Também

Leia Também