quinta-feira, 20 novembro, 2025
HomeMemorialIaskara S. Florenzano lança livro sobre patrimônio industrial de Curitiba

Iaskara S. Florenzano lança livro sobre patrimônio industrial de Curitiba

Instalações da fábrica Leão Junior inaugurada no bairro Rebouças em 1930. Fonte: Acervo Humberto Mezzadri

A arquiteta, urbanista e professora Iaskara S. Florenzano lança nesta terça-feira (17), no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, o livro Um Olhar Sobre o Patrimônio Industrial do Rebouças. A obra é o resultado de mais de uma década de estudos sobre o bairro que abrigou o primeiro distrito fabril de Curitiba — e, segundo a pesquisadora, pode explicar um pedaço significativo da história do desenvolvimento urbano da cidade no século XX. O evento começa às 17h e inclui uma palestra com a autora. A entrada é gratuita.

“A paisagem do Rebouças é a expressão concreta da cultura que o originou e o transformou e pode ser considerada um documento arqueológico autêntico das dinâmicas sociais impressas sobre o seu território”, afirma Iaskara. Em seu livro, ela também apresenta considerações críticas a respeito da trajetória do bairro a partir da segunda metade do século passado e defende o seu reconhecimento como bem cultural preservável. “Nenhuma iniciativa destinada a esta área deu conta de sua complexidade, pelo desconhecimento de sua importância e pela fragilidade das interpretações de seus conteúdos”, completa a arquiteta, que viabilizou o projeto do livro por meio da Lei Municipal de Incentivo da Fundação Cultural de Curitiba.

Iaskara S. Florenzano é arquiteta, urbanista e professora do curso de pós-graduação em Patrimônio, Arquitetura e Cultura — PARC, vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná em convênio com a Escola de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba e École de Chaillot — Paris. Participa de grupos de pesquisa sobre patrimônio industrial e paisagem urbana ligados à PUCPR e UTFPR.

Serviço
Evento de lançamento do livro Um Olhar Sobre o Patrimônio Industrial do Rebouças, de Iaskara S. Florenzano
Dia 17 de maio, a partir das 17h, no auditório da BPP
Entrada gratuita

Leia Também

Leia Também