
Resgatar a história social, cultural e econômica do Paraná. É com essa proposta que foi publicado recentemente o livro Vindas – Memórias da Imigração – Volume II, escrito e organizado pelos jornalistas Alessandra Perrinchelli Bucholdz, Diego Antonelli e Jefferson Luiz Schneider Dittrich.
O objetivo da obra é trazer à tona histórias e memórias de imigrantes de diferentes etnias que colonizaram o território paranaense, entre elas: alemães, libaneses, italianos, espanhóis, poloneses e ucranianos. O Paraná é, vale ressaltar, um estado caracterizado pela imigração de quase 30 etnias diferentes.
O Volume II do livro Vindas traz as histórias de Zofia Brzegow, imigrante polonesa, Haidar Omar, imigrante libanês, Saturnino Hernando, imigrante espanhol, Alice Hoffmann, descendente alemã, Edison Moro Rios, descendente italiano e Pedro Choma Neto, descendente ucraniano
O primeiro volume foi publicado em 2018 e conta a história de sete etnias vindas ao estado. A publicação do segundo volume visa dar continuidade e amplitude nos registros dessas histórias e memórias da formação étnica e cultural do estado do Paraná.

O LIVRO
Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo com patrocínio da Copel e Caminhos do Paraná, o projeto narra a formação social e cultural do
Paraná a partir de histórias de vida dos próprios imigrantes, que contam as razões que os levaram a deixar suas pátrias, as dificuldades e os obstáculos superados por eles em solo brasileiro.
Cada entrevistado conta suas vivências sobre a história da colonização do Paraná. A partir de suas memórias, eles proporcionam ao leitor um riquíssimo e detalhado passeio abordando a saga dos imigrantes no Estado. Dessa forma, por meio das narrativas dos imigrantes, o leitor consegue enxergar e vivenciar uma parte fundamental na construção social do Paraná.
Antonelli explica que os relatos dos imigrantes constituem elemento fundamental para entendermos costumes e tradições presentes nos dias de hoje. “Para podermos entender a realidade atual é necessário conhecermos nosso passado. A história explica o presente e também ajuda a projetarmos o futuro”, afirma.
O livro traz fotografias antigas e atuais, além de ilustrações, retratando os percursos e caminhos das famílias desde que deixaram seus países de origem até chegar ao Paraná. Cada capítulo também é traduzido para o idioma de origem do imigrante. Há ainda, ao longo dos capítulos, QR Codes com audiolivro, medida que garante acessibilidade para leitores com deficiência visual.
LANÇAMENTOS
O livro foi lançado recentemente em março em Ponta Grossa, com a presença de aproximadamente 100 pessoas. Em maio, será realizado um evento em Irati e em junho é a vez de Curitiba. A obra pode ser adquirida nas livrarias Curitiba, Chain, Arte & Letra e Vertov. Ou pelo Whatsapp da editora: 42 99839 4207.
