
(Jornal do Comércio RS)
“Nós vamos manter a passagem a R$ 4,80. O preço será mantido, e o cálculo será feito pelo novo método de quilômetros rodados”, afirmou o prefeito no momento do anúncio.
No novo modelo de cálculo da tarifa, entram na equação para formar o custo da operação, realizado com base em quilômetros rodados, a receita obtida através da tarifa dos passageiros transportados, responsável por 89% do total do valor projetado, com os 11% restantes vindo através de subsídio do município, valor que a prefeitura estima em R$ 98 milhões para 2022.
Desde 2015, através da diferença tarifária, o sistema de cálculo era realizado pelo número de passageiros transportados, com a base de cálculo levando em conta o ano anterior para projetar a tarifa do ano seguinte, e o aporte do município sendo feito a partir da diferença entre a tarifa técnica e a tarifa decretada. Agora, o sistema de cálculo passa a ser definido pelo custo a cada quilômetro rodado, com base na projeção do custo do sistema para o ano vigente, e o aporte municipal é feito com base na diferença do custo da operação e da receita.
