sábado, 22 novembro, 2025
HomeMemorialJoão Almino explica seu novo livro "Homem de Papel"

João Almino explica seu novo livro “Homem de Papel”

João Almino em discurso de posse na ABL (foto: Guito Moreto/Ag,O Globo

O escritor João Almino faz live na próxima terça-feira às 19h para falar sobre o novo romance que está lançando pela editora Record. Homem de papel transporta o conselheiro Aires, personagem de Machado de Assis, para os novos tempos. O evento será transmitido ao vivo no canal da Livraria da Travessa no Youtube.

Membro da Academia Brasileira de Letras, João Almino segue, com sucesso de público e crítica, a forte ligação de diplomatas com a literatura do país, de que é bom exemplo Guimarães Rosa.

Ligado a Curitiba, pois casado com a pintora Bia Wouk – um dos pilares da geração 1970 em artes plásticas no Paraná -, Almino hoje é embaixador do Brasil no Equador. Antes, percorreu, sempre acompanhado por Bia, posições consulares de importância. Por exemplo, atuou na embaixada do Brasil no Líbano, durante a guerra dos anos 1980. Depois seu currículo inclui postos em Portugal, Estados Unidos, França, México.

Um cavalheiro na melhor expressão, João Almino é dono de uma ampla história como escritor. Seus romances são quase sempre centrados no maravilhoso da vida urbana. E nisso, Brasília é o cenário em que se passam muitas tramas que prendem o leitor.

Na obra de Almino, destaco” Ideias para onde passar o fim do mundo”, “Samba Enredo”, “Livro das Emoções” e “Enigmas da Primavera. Homem de espírito de grande latitude, Almino é autor de um clássico sobre a história política do Brasil, com o livro “Democratas Autoritários”, um amplo mergulho na alma das siglas partidárias do país. Trata-se de obra referencial em História e Sociologia.

Na história de vida de Almino está registrada sua passagem, por anos, na direção do Instituto Rio Branco, a instituição que forma os quadros do Itamaraty. É um quadro culturalmente valioso numa c asa como o Itamaraty, conhecida por por conter o “creme” da intelectualidade brasileira.

Leia Também

Leia Também