sábado, 21 dezembro, 2024
HomeMemorialFATO EM FOTO - CAMINHADAS E CONVERSAS SOBRE ESCRITORES NA MANTIQUEIRA

FATO EM FOTO – CAMINHADAS E CONVERSAS SOBRE ESCRITORES NA MANTIQUEIRA

 

Aproveitando longos feriados, como o último de carnaval, Eloi Zanetti (acima) e sua mulher Elisa Carneiro (acima) receberam o escritor londrinense Domingos Pellegrini Jr. e sua esposa Dalva para curtir a semana na sua casa na Serra da Mantiqueira (Município de Aiuruoca).

Entre longas conversas sobre escritas e escritores Domingos aproveitou a inspiração do local para compor dezenas de haicais – uma das suas especialidades. Também curtiram longas caminhadas pelos condados, que é como se chamam os lugares isolados em Minas Gerais.

O mais divertido foi em um alambique que produz uma cachaça de alta qualidade, ao lado de uma casa construída em 1716 (o local era um importante veio aurífero na época e chegou a abrigar mais de 20.000 pessoas – hoje, quase ninguém).

A amizade entre Pellegrini e Zanetti é longa – desde o tempo em que o escritor colaborava com a Revista do Bamerindus. Na época sob a responsabilidade do Eloi.

Com os trabalhos do Pellegrini a revista Bamerindus ganhou prêmios editoriais importantes (Aberje) como a Reportagem do Ano, sobre a Inundação de Blumenau e o início da exploração de manganês/ferro na Serra dos Carajás.

Eloi lembra de que quando contratou Pellegrini, por telefone, pediu-lhe os horários dos voos que gostaria de usar. Ele respondeu: “Pode deixar que irei de ônibus mesmo, pois fazendo isso aproveito para conversar com os peões nas rodoviárias e já vou fazendo o meu trabalho.”

Depois, com o trabalho já iniciado e Pellegrini em Santa Catarina, por conta do Bamerindus, recebeu deste um telefonema dizendo que havia sido contratado também para um freelancer para a Revista Playboy e que iria aproveitar para se dedicar a este trabalho também e, que a partir daquele momento cessavam as despesas de hospedagem, locomoção e alimentação que estavam por conta do Bamerindus até ele voltar ao trabalho inicial.

A honestidade do Pellegrini me impressionou porque não era necessário ele fazer aquilo disse Eloi. Desde então são velhos e bons amigos.

Leia Também

Leia Também