Estimado amigo Aroldo,
Quero lhe dar notícias sobre o rumo de nossos alunos angolanos cegos, em cuja luta por sua permanência no Brasil, a sua ajuda foi fundamental.
Depois que o caso obteve visibilidade pela imprensa, consegui que a Defensoria Pública Federal aceitasse o caso e assumisse o processo pedindo a concessão de visto de permanência no Brasil, para o Conselho Nacional de Imigração, em Brasília, como casos omissos e especiais. A fundamentação do processo foi brilhante, calcada na Convenção da Unesco e na Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na reunião do dia 8 de abril o Conselho Nacional de Imigração deferiu o pedido de concessão do visto de permanência no Brasil por tempo indeterminado. O Diário Oficial da União publicou o deferimento na edição de 15 de abril.
Começa agora uma nova etapa na vida desses dez jovens que deixaram de ser tutelados pelo consulado de seu país, e adquiriram o ônus e o bônus da liberdade. Vão agora lutar por um espaço no mundo do trabalho para garantir seu próprio sustento. Esperamos que empresários curitibanos lhe deem uma oportunidade de trabalho.
Obrigada por tudo e grande abraço.
O inacessível é inaceitável.
Prof.ª Leomar Marchesini
Coordenadora do SIANEE – Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais|Reitoria/Uninter
leomar.z@grupouninter.com.br
(41) 2102-3372
PAULO VENTURELLI

Aroldo,
Dia 16/5, às 16 horas, será lançado meu novo livro, PÊ E O VASTO MUNDO, ilustrado pela artista plástica iraniana Fereshteh Najafi.
O livro narra a história de um menino que está aprendendo a ser e, neste exercício, vai descobrindo os mistérios e encantos do mundo.
Escrito numa linguagem poética e lírica, o texto rompe as convenções de gênero e traz novidades narrativas para a literatura infanto-juvenil brasileira A publicação é da Editora Positivo, com um acabamento gráfico invejável. Me ajude na divulgação, já que você é bastante lido.
Um abraço fraterno e muito obrigado,
PAULO VENTURELLI, Curitiba
NA SALA DE VISITAS
Conforme combinado, seguem a informações sobre meu livro “Conversas na Sala de Visitas”. Meu nome completo é Joaquim Cardoso da Silveira Filho.
Literariamente, assino Cardoso Filho.
Advogado por formação, atuei por vinte e oito anos na Companhia Paranaense de Energia – Copel.
Sou escritor paranaense, nascido em Santo Antônio da Platina, em 22.05.1945. (Na orelha do livro, constam outras informações pessoais.) A título de resenha: “Conversas na Sala de Visitas” O doce prazer de lembrar… O livro de crônicas do autor paranaense Cardoso Filho, em boa parte memorialista, induz o leitor a uma saborosa viagem pessoal por suas próprias memórias. São 104 textos que resgatam cenas de um tempo que a nostalgia mais e mais aprecia lembrar.
JOAQUIM CARDOSO DA SILVEIRA FILHO, Curitiba.
(correspondências para a coluna: aroldo@cienciaefe.org.br)

