terça-feira, 22 julho, 2025
HomeMemorialESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA MAIS BEM CLASSIFICADOS NO VESTIBULAR DA UFPR RECEBERÃO...

ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA MAIS BEM CLASSIFICADOS NO VESTIBULAR DA UFPR RECEBERÃO O PRÊMIO “FLÁVIO PRESTES”

Pintor João Osório Brzezinski

Três candidatos que estudaram exclusivamente em escola pública e tiveram os melhores desempenhos no Vestibular 2019/2020 da Universidade Federal do Paraná, sem preparação em curso pré-vestibular, receberão o prêmio “Flávio Prestes”. A iniciativa é do Rotary Club de Curitiba Leste – Distrito 4730.

A proposta partiu de Flávio Prestes Filho em homenagem ao pai Flávio Prestes, in memoriam, e como forma de retribuição pela formação de quatro gerações da família na UFPR. O primeiro a frequentar a instituição foi o avô, desembargador João Isidoro Brzezinski, formado em Direito no ano de 1929.

GRADUADO EM 55

Flávio Prestes – que dá nome ao prêmio – graduou-se também em Direito no ano de 1955. Vinte anos mais tarde, Flávio Prestes Filho formou-se em Engenharia Civil e, em 1999, sua filha Priscila Prestes concluiu a Faculdade de Direito da UFPR.

Flávio Prestes, pai

MAIS DESEJADA

“A educação proporcionada pela Universidade Federal do Paraná solidificou em nossa família o desejo de fazer o melhor e sempre com ética”, conta Flávio Filho. “A UFPR é a instituição mais desejada pelos estudantes paranaenses, pois são milhares de candidatos e poucos conseguem a aprovação no vestibular”.

QUATRO GERAÇÕES

A neta do homenageado, Priscila Prestes, relata a importância da formação na UFPR. “Tanto na parte técnica, como pessoalmente, a formação me deu as ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho e atuar na profissão que escolhi”, afirma. “Tenho muito orgulho de ser a quarta geração da família a se formar pela instituição. Sempre acreditei na excelência acadêmica da Universidade Federal e ingressar na instituição foi a realização de um sonho”.

EXEMPLO DOS EUA

O prêmio foi inspirado em iniciativas semelhantes existentes em outros países. “Nos Estados Unidos, por exemplo, existe essa dedicação a universidades por parte de pessoas que desejam colaborar com os estudantes”, diz Flávio. “Meu filho recebe bolsa de doutorado, destinada aos melhores estudantes da Universidade Andrews, em Michigan”.

PREMIAÇÃO EM DÓLAR

A premiação do Rotary para aprovados na UFPR será em dólar e prevê o pagamento de $ 1.100 para o primeiro colocado, $ 500 para o segundo e o valor de $ 300 para o terceiro lugar, conforme os critérios do estabelecidos.

“Uma premiação como esta serve de estímulo para aqueles que realmente se dedicam. Meu avô sempre acreditou que a educação é o melhor caminho para se ter uma sociedade mais justa, mais igualitária. Por essa razão apoiou projetos sociais nessa área, como o Centro de Educação João Paulo II, em Piraquara, do qual foi um dos fundadores. Sinto muito orgulho deste prêmio ser dado em homenagem a ele”, conclui Priscila.

Em breve, o nome dos premiados será divulgado. O Rotary pretende manter a premiação “Flávio Prestes” nos próximos anos. (site da UFPR)

-0-0-0-0-

DESEMBARGADOR BRZEZINSKI

O desembargador João Isidoro Brzezinski (in memoriam) representou uma das mais fortes expressões culturais da etnia polonesa no Paraná, nos anos 1960. Até então, os poloneses não se destacavam em posições chave da vida paranaense. Havia um preconceito forte contra eles e seus descendentes, conforme repetidamente o historiador Ruy Christovam Wachowicz por várias vezes escreveu.

Dessa forma, não há dificuldade em apontar o desembargador Brzezinski como um pioneiro notável do mundo eslavo em Curitiba. Um de seus filhos, o pintor João Osório Brzezinski, dos mais salientes das artes plásticas do Estado, por anos foi professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), deu continuidade a essa caminhada. A família Prestes identifica o desembargador como o primeiro beneficiado pelo clã, ao formar-se na UFPR em Direito, em 1929.

Edifício histórico da UFPR
Leia Também

Leia Também