
O reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, a grande escolha que os Maristas fizeram para substituir um reitor também de alto coturno, (irmão Clemente Ivo Juliatto), está às voltas com o projeto de internacionalização da universidade. O modelo que ele vai tomando, com seus assessores, é o da bem sucedida Universidade Católica do Chile, um ‘case’ à parte no ensino universitário da A.Latina, e que hoje superou a USP, como campeã no continente pelos melhores rankings mundiais.
2 – INCÊNDIO
A surpresa deve estar sendo para Gremski a crise inimaginável numa universidade católica, como a que se desenvolve no Curso de Teologia da PUCPR, mantenedor de graduação e uma pós na área.
O reitor terá de apagar um incêndio que começa a se alastrar, com possível repercussão em outros centros universitários. Trata-se da guerra declarada de duas alas no Curso de Teologia.
3 – AS POSIÇÕES
Uma defende a manutenção da Teologia com as características eclesiológicas, tal como corre no mundo todo, em se tratando de universidade católica ligada ao Vaticano. A outra corrente, forte, advoga que o Curso de Teologia vire um curso de Ciências da Religião, como já existe, por exemplo, na Federal de Juiz de Fora (muito bem avaliado).
4 – CLODOVIS BOFF
A favor da Teologia nos moldes atuais estão dois peso-pesados, solidamente formados e mestres em universidades pontifícias: Agenor Brighentti e Clodovis Boff (irmão de Leonardo, mas de uma linha fiel ao Magistério).
