Antes, Muller e Água Verde tiveram supermercados muito fortes
O material informativo que uma agência de notícias encaminha à coluna sobre o supermercado Festval inaugurado no Parque Barigui, explica muito sobre o empreendimento.
Dá detalhes sobre as muitas especialidades do empreendimento que, sabidamente, serve a um público muito exigente. E tem preços quase sempre acima da média do mercado.
O noticiário – bem informativo, é certo – comete um erro básico, próprio de quem tenta trabalhar realidades de Curitiba sem conhecer um pouco de nossa memória.
No caso, memória empresarial.
IMPRECISÃO
O texto assegura, por exemplo, que o Festval é o primeiro supermercado instalado em shopping center em Curitiba:
“Uma das redes de supermercados que mais cresce no Sul, o Festval acaba de inaugurar sua 12ª unidade – a primeira localizada em um shopping center. Com lojas projetadas para uma experiência de compra diferenciada, o grupo Cia Beal de Alimentos segue inovando no varejo.”
PARATY NO MULLER
Faço questão de lembrar: quando foi inaugurado, no final dos 1970, o Shopping Muller apresentava no seu mix um enorme supermercado do grupo Paraty. Ficou anos seguidos lá.
Depois, no Shopping Água Verde, na República Argentina, o Grupo Pão de Açúcar manteve também por anos um mercado no andar térreo, variado, bem atendido.
NO CRYSTAL
No ano passado, no Shopping Crystal, inaugurou-se o Empório São José.
De acordo com o noticiado pelo São José, em junho de 2018, mês da sua inauguração:
“A casa apresenta um novo conceito de supermercado na capital paranaense. O espaço, com aproximadamente 700 metros quadrados, está localizado no Piso L1 e tem mais de seis mil itens à venda”. E mais, bem ao contrário do que o Festval agora anuncia, o noticiário do Empório São José (boa qualidade de produtos, preços lá em cima) assegurava na ocasião: – “Esse é único empreendimento do segmento localizado dentro de um shopping center, em Curitiba.”
SERÁ QUE ERREI?
O Empório São José, pelas minhas memórias empresariais, foi o terceiro supermercado em shopping em Curitiba.
Se a cidade tiver tido outros dentro de shoppings, corrijam-me.
Shopping Muller: primeiro a ter supermercado
-O-O-O-
BONITO É A TRADUÇÃO
Beal é um nome próprio masculino de origem francesa que significa bonito na tradução literal para o português. Pois bonito (e põe bonito nisso!) também é o desempenho empresarial de uma pioneira e tradicional família cascavelense que tem justamente esse sobrenome.
A Companhia Beal de Alimentos, nascida nos idos de 1972 no Bairro São Cristóvão e cuja fase de prosperidade teve início em 1976 nas proximidades da Fecivel (hoje Unioeste) com o nome fantasia de Mercado Vitória, cresceu tanto que encerrou 2018 com 16 lojas (cinco em Cascavel, dez em Curitiba e uma em Pinhais) e já programou para julho próximo a inauguração da 17ª, no ParkShoppingBarigüi, também na Capital.
Foram abertas dez novas lojas com a bandeira Super Festval somente no ano passado, consolidando a rede nascida em Cascavel como a quarta maior do Paraná no ramo supermercadista, conforme o ranking Apras de 2018.
DE PAI PARA FILHO
A rede Beal/Festval é um exemplo de empresa familiar que deu certo, algo não muito comum no Brasil. Tudo começou com Severino Beal e Lídia Sarolli Beal, mas há décadas o grupo é tocado pelos cinco filhos do casal, dois dos quais (Carlos e Paulo) tiveram rápida passagem pela política cascavelense cumprindo mandatos na Câmara de Vereadores.
Carlos, que chegou a ser assediado por vários partidos para ser candidato a prefeito de Cascavel, hoje é um dos empresários mais respeitados de Curitiba, para onde se mudou com o irmão Wilson com a aquisição, em 2003, da Rede Festval. Ele abdicou da política, como o irmão Paulo (que há poucos meses também migrou para a capital do Estado), para cuidar dos negócios da família – em Cascavel permanecem apenas Rubens e Flávio.
(Do site Alerta Paraná, 2019) (De diversos sites noticiosos de Cascavel)