Expediente
André Nunes - Editor
Pautas: editor@muraldoparana.com.br
Newsletter diária: se inscreva pelo link https://encurtador.com.br/gCFN3
Nascido em São Paulo em 1991, André Nunes é comunicador social formado em Jornalismo (FENAJ 11560) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UFPR. Cursou um semestre de sua formação acadêmica na Université Stendhal de Grenoble (França) em 2012. Está radicado em Curitiba desde 2009.
Desde 2014, trabalha na coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, auxiliando na pesquisa, escrita e edição de dezenas de perfis biográficos, até então capitaneados pelo professor Aroldo Murá, autor da série surgida em 2008. Ao lado de Jubal Dohms e Maí Nascimento Mendonça, junto à Editora Bonijuris, está produzindo a edição 14 de “Vozes do Paraná”.Na última década, André Nunes foi colaborador da Coluna/blog Aroldo Murá, atualizando as redes sociais e contribuindo com conteúdos jornalísticos neste espaço e no Jornal Universidade, do Instituto Ciência e Fé.
Profissionalmente, o jornalista atuou em veículos de imprensa como Rádio CBN Curitiba, Rádio 91 Rock, Rádio BandNews Curitiba, Jornal Metro Curitiba, Revista HAUS e Revista Referência. Tem coluna semanal sobre tecnologia no Diário Indústria & Comércio desde 2022. Como assessor de imprensa, trabalha desde 2018 na Talk Comunicação, tendo atuado nas agências NQM Comunicação, IEME Comunicação e Central Press.
Aroldo Murá (in memoriam)
O jornalista Aroldo Murá (1940-2023) foi fundador e presidente do Instituto Ciência e Fé de Curitiba, além de coordenador do projeto Memória Paranaense. Mantinha coluna diária em blog replicada no portal da Rádio Banda B, em forma de newsletter e Facebook.
Publicou anualmente, desde 2008, a série de livros “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, que perfilou quase 300 profissionais de destaque em suas áreas de atuação. Estava produzindo a edição 14 da coleção quando faleceu, aos 82 anos, em 3 de janeiro de 2023.
Escreveu a biografia "Seu nome é João", sobre o ex-governador João Elísio Ferraz de Campos, e do livro "Encontros do Araguaia – Construtores do Paraná no Século 20", coletânea de depoimentos de lideranças paranaenses, que será lançado em breve, em parceria com o jornalista Walter Schmidt.
Gaúcho de São Francisco de Assis, filho de Manoel e Nandy Haygert, Aroldo Murá Gomes Haygert radicou-se no Paraná em 1948, aos sete anos. Bacharel em Jornalismo pela PUC-PR, fez cursos de especialização e extensão no Brasil e exterior, como em jornalismo econômico pelo Cepal/ONU, no Chile. Professor da PUC-PR, trabalhou e dirigiu jornais desde 1960 na capital paranaense, começando na revista Club, de Dino Almeida, tendo atuado também no rádio e na televisão. Pesquisou e estudou amplamente o fenômeno religioso e as novas religiões, com enfoque nas igrejas cristãs, tema em que se especializou no Canadá.
Fez parte do primeiro e segundo conselhos da Fundação Cultural de Curitiba, nas gestões de Jaime Lerner e Saul Raiz. No começo da década de 1970, renovou e dirigiu o jornal Voz do Paraná, semanário com presença na história do estado, até a década de 1980. Até o começo dos anos 2000, trabalhou como diretor de redação do Diário Indústria & Comércio, chefiando gerações de repórteres.
Recebeu, em 2012, a Ordem do Pinheiro no grau de Comendador. Em 2019, foi eleito "Personalidade ACP" pela Associação Comercial do Paraná.