quarta-feira, 5 fevereiro, 2025
HomeMemorialEles reprovaram nas urnas

Eles reprovaram nas urnas

Paulo Salamuni, Rocha Loures Filho, Luiz Felipe Braga Côrtes
Paulo Salamuni, Rocha Loures Filho, Luiz Felipe Braga Côrtes

Se Luiz Carlos Martins se impôs, sendo um dos 3 eleitos dentro do PSD à Assembleia Legislativa, o mesmo não aconteceu com outros veteranos legisladores. Alguns deles, reconheça-se, têm amplos currículos em que se registram serviços importantes ao país. É o caso do várias vezes ex-ministro e com vários mandatos de deputado federal Reinhold Stephanes, que foi derrotado neste 2014. Nem conseguiu novo mandato o seu filho, Reinhold Jr., que concorreu a nova cadeira na Assembleia.

ELES REPROVARAM (2)

Que teria acontecido com esses veteranos: desgaste do “material”?

Armadilhas do coeficiente eleitoral? Teriam se distanciado de suas bases mais tradicionais?

As respostas para explicar os que foram desaprovados nas urnas não podem ser simplistas.

Por exemplo: a reprovação impediu que um bom quadro, ficha limpíssima – Paulo Salamuni, presidente da Câmara Municipal de Curitiba – passasse a deputado federal. Teve votação pouco expressiva, só 15 mil votos.

O teste das urnas também foi fatal para um dos condestáveis do PMDB, o candidato do vice-presidente Temer no Paraná, Rocha Loures. Embora presidindo o PMDB no Estado, com todas as simpatias de Roberto Requião e seu grupo, Rocha Loures está fora da Câmara, assim como Rafael Greca de Macedo e pastor Oliveira Filho, veteraníssimos que não conseguiram renovar eleitorado, nem manter fiel o anterior.

3 – ELES REPROVARAM (3)

Nessa relação de notáveis que reprovaram nas urnas, não se pode esquecer o ainda jovem – mas com 3 mandatos de vereador – Luiz Felipe Braga Côrtes. Não conseguiu mandato de federal, embora tivesse a seu lado um valoroso cabo eleitoral: o pai, o constituinte Fabiano Braga Côrtes.

Outro que “chocou” os que nele apostavam – e mesmo bons avaliadores políticos – foi o veterano Caíto Quintana.

(PROSSEGUIRÁ).

Leia Também

Leia Também