quinta-feira, 11 setembro, 2025
HomeMemorialSuperarticulados da Mercedes quebram hegemonia da Volvo em Curitiba

Superarticulados da Mercedes quebram hegemonia da Volvo em Curitiba

Chassis do novo ônibus superarticulado da Mercedes
Chassis do novo ônibus superarticulado da Mercedes

 

Até o final deste ano, os usuários do sistema de transporte urbano de Curitiba estarão circulando nos chamados ônibus superarticulados, com 21 metros de comprimento, fabricados pela Mercedes-Benz, e que já rodam há algum tempo na capital paulista. A introdução desses modelos, que se posicionam entre os articulados hoje em uso em Curitiba, com 18 metros, e os biarticulados, com 28 metros, marca o ingresso da marca alemã com modelos de médio e grande porte na cidade, onde até agora a Volvo era praticamente hegemônica. As negociações começaram em 2014.

Recentemente, ônibus com chassis superarticulados da Mercedes-Benz foram testados pelas empresas, em Curitiba, com apoio da prefeitura.

PACOTE MÚLTIPLO

Ao todo, 121 novos coletivos de diversos portes serão colocados nas ruas, cem deles até o fim deste ano. Além do modelo O500MDA – o superarticulado de 21 metros, ainda fazem do pacote ofertado pela Mercedes-Benz os modelos OF 1519, OF 1721 (suspensão mecânica), OF 1721 L (suspensão pneumática), O 500 MA – articulado. Quatro empresas foram às compras: 34 carros serão operados pela Auto Viação Redentor; 43, pela Transporte Coletivo Glória; 37, pela Viação Cidade Sorriso, e outros sete, pela Auto Viação Santo Antônio. Até fevereiro de 2019, segundo a fabricante, os 121 novos coletivos já estarão rodando na cidade.

MODELO INTERMEDIÁRIO

Nos eixos de maior capacidade de Curitiba, o atendimento é majoritariamente feito por ônibus biarticulados da Volvo, que continuam no sistema. Os superarticulados, habitualmente com 23 metros, se caracterizam como modelos intermediários, e têm chamado a atenção dos empresários de transporte. Os modelos ofertados para Curitiba terão 21 metros, devidamente adaptados aos pontos de parada, com quatro eixos.

Seguem o modelo padrão já produzido, sendo o quarto eixo direcional.

Seis ônibus com essa configuração foram comprados pela Viação Cidade Sorriso.

RENOVAÇÃO

Maurício Gulin, presidente da Cidade Sorriso e também do Sindicato das Empresas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana – Setransp, lembrou que durante seis anos a frota não passava por uma significativa renovação. Já a Mercedes-Benz, apoiada em números do sindicato, lembra que a marca tem participação de cerca de 55% na frota total das empresas que compõem os três consórcios operadores de Curitiba, hoje formada por 1.650 ônibus urbanos.

O ônibus já em operação em outras capitais
O ônibus já em operação em outras capitais
Leia Também

Leia Também